Blog do Flavio Gomes
F-1

QUANTA DIFERENÇA…

SÃO PAULO (preparem-se) – Para uma categoria que até o ano passado exigia US$ 48 milhões como caução de quem quisesse montar uma equipe (grana devolvida depois de anos), essa de pagar para quem quiser fazer seu time no ano que vem mostra bem como as coisas mudaram no mundo e na F-1. A FIA […]

SÃO PAULO (preparem-se) – Para uma categoria que até o ano passado exigia US$ 48 milhões como caução de quem quisesse montar uma equipe (grana devolvida depois de anos), essa de pagar para quem quiser fazer seu time no ano que vem mostra bem como as coisas mudaram no mundo e na F-1.

A FIA anunciou hoje seu pacotão de abril, confirmando o teto de orçamento para 2010. Um pouco maior que o anterior, 40 milhões de libras, o que dá R$ 129 milhões. Uma ninharia perto dos quase US$ 500 milhões (cazzo, usei três moedas diferentes, coitado do meu leitor) que a Ferrari e a Toyota gastaram no ano passado, por exemplo.

Quem topar o teto vai ter mais liberdades técnicas. Está tudo explicado aqui. Quem quiser gastar mais, que gaste, mas terá restrições que afetarão seu desempenho.

É evidente que isso não vai dar certo. Limitar os gastos, ok. Até estabelecer um teto é algo aceitável, em tempos de austeridade, desde que todos aceitem — de fato, o que se gastava e ainda se gasta na F-1 é um despropósito. Mas dividir a categoria em duas, os que gastam e os que não gastam, embaralha demais as coisas porque cada casta vai ter à disposição um equipamento feito sob regulamento técnico diferente.

Como sempre, Max Mosley chuta o balde para depois apaziguar os ânimos, embora neste ano esses ânimos estejam mais acirrados que o normal, com o velho Max e Bernie Ecclestone de um lado, sem equipe alguma a apoiá-los, e os times do outro, juntos na FOTA, sua associação. O que a dupla espera é que a FOTA rache, com as equipes menores (Brawn à frente), aquelas com menos dinheiro, migrando para seu lado.

Por enquanto, de bom, enxergo apenas a possibilidade de novas equipes ingressarem no campeonato se a F-1 se tornar mais barata. Comenta-se que Lola, iSport e Prodrive estão animadinhas. Até em 13 times a FIA anda falando.

Vamos ver o que vai rolar.