Blog do Flavio Gomes
Imprensa

SENNA NA “BRASILEIROS”

SÃO PAULO (impresso, enfim) – O texto é conhecido da maioria dos blogueiros deste pedaço, mas não custa avisar. A revista “Brasileiros”, que considero a melhor do país, publicou em sua edição deste mês o que escrevi poucos meses depois da morte de Senna, 15 anos atrás. A matéria tem seis páginas e também está […]

SÃO PAULO (impresso, enfim) – O texto é conhecido da maioria dos blogueiros deste pedaço, mas não custa avisar. A revista “Brasileiros”, que considero a melhor do país, publicou em sua edição deste mês o que escrevi poucos meses depois da morte de Senna, 15 anos atrás.

A matéria tem seis páginas e também está no site da revista. O link é da foto que eles usaram no índice de colaboradores, essa aí do lado. O link para a matéria propriamente dita precisa procurar na página… Mas comprem a revista, ora bolas!

Falando sério, fiquei muito honrado por ter sido convidado para escrever para a “Brasileiros”. É a grande revista de reportagens que temos, aquela que mais se aproxima da velha “Realidade”, que deveria ser estudada em todas as faculdades de jornalismo do Brasil, porque era a melhor de todas naqueles tempos em que se fazia jornalismo de verdade por aqui.

São textos longos, profundos, de enorme qualidade, um verdadeiro jornalismo-literário saído da pena de colaboradores de primeiríssima linha. Fico até meio envergonhado de ser colocado ao lado de gente como Ricardo Kotscho, Luiz Chagas, Caco Galhardo e tantos outros. A capa da edição deste mês, por exemplo, tem ninguém menos que Lygia Fagundes Telles entrevistada por Alex Solnik e fotografada pelo grande Cristiano Mascaro, com quem trabalhei entre 1984 e 1986 na SBPC, um gênio das lentes, talvez a figura mais doce e gentil que conheci na vida.

Não é revista para ler em meia hora, e sim para degustar por um mês inteiro, até chegar a próxima. Experimentem, os que não conhecem. Para ver que há muito mais nas bancas do que as porcarias que costumamos encontrar jogadas em consultórios de médicos e dentistas.