Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

A CRISE, A CRISE

SÃO PAULO (dureza) – A fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora vai ser fechada por dois meses. Não há demanda pelo modelo CLC, fabricado em Minas só para exportação. Produzir esse carro foi o jeito que a montadora encontrou de dar alguma utilidade à planta, originalmente concebida para fazer o Classe A, talvez o mais […]

SÃO PAULO (dureza) – A fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora vai ser fechada por dois meses. Não há demanda pelo modelo CLC, fabricado em Minas só para exportação. Produzir esse carro foi o jeito que a montadora encontrou de dar alguma utilidade à planta, originalmente concebida para fazer o Classe A, talvez o mais retumbante fracasso da Casa de Stuttgart. A notícia completa está aqui e foi enviada pelo blogueiro Fernando Carvalho. Os trabalhadores temem demissões em massa.

Os alemães são ótimos para fazer carros, todos sabem. Um país que tem Audi, Mercedes, Porsche, BMW, Wartburg, Trabant e DKW pode ser considerado, fácil, o melhor produtor de automóveis do mundo. Mas eles fazem coisas que não entendo. Essa fábrica de Juiz de Fora, por exemplo. Qualquer um antevia que o Classe A seria um fiasco. Depois, a compra da Chrysler, um elefante branco que teve de ser devolvido com prejuízo monstruoso. A Audi montou uma fábrica em Curitiba para fazer A3 e poucos anos depois desistiu.

Cagada não tem nacionalidade, a verdade é essa.