Blog do Flavio Gomes
F-1

AS NOVATAS

SÃO PAULO (quem é Jakob?) – Campos Grand Prix, Manor Grand Prix e Team US F1. Assim aparecem na lista da FIA as três novatas para 2010. Entre todas as que submeteram suas inscrições à FIA, acabaram sendo as “eleitas” por Mosley e sua turma arretada. Prodrive, Lola, March, Litespeed, Brabham, Epsilon Eukadis e todas […]

SÃO PAULO (quem é Jakob?) – Campos Grand Prix, Manor Grand Prix e Team US F1. Assim aparecem na lista da FIA as três novatas para 2010. Entre todas as que submeteram suas inscrições à FIA, acabaram sendo as “eleitas” por Mosley e sua turma arretada. Prodrive, Lola, March, Litespeed, Brabham, Epsilon Eukadis e todas as outras cujos nomes passaram pelo noticiário nas últimas semanas vão aguardar até sexta que vem para saber se alguma das confirmadas tira o time de campo. Comenta-se fortemente na Europa que Renault e Toyota podem se mandar. A Ferrari, ninguém sabe.

A US F1 apareceu assim mesmo, com US separado de F1, e pelo visto Bernie Ecclestone abriu mão de proibir a organização de Peter Windsor e Ken Anderson de usar o F e o 1 juntos, letra e algarismo que o baixinho comprou diretamente dos criadores do alfabeto e dos árabes que inventaram os números e a matemática. O time chegou a mudar de nome para USGPE, mas vai ser US F1, mesmo. Os motores serão Cosworth. Estão prontos. A Cosworth fornecia para a Williams até 2006. É só tirar as unidades da geladeira.

Igualmente serão empurradas pela Cosworth as máquinas da Campos e da Manor. A Campos foi formada pelo ex-piloto espanhol Adrián Campos em 1997. Está na estrada faz tempo, pois. Adrián correu pela Minardi em 1987 e 1988. Seu time próprio ostenta títulos na F-Nissan com Marc Gené e Fernando Alonso e participações na GP2 de 2005 até o ano passado, quando contou com Lucas di Grassi ao volante. Lucas, aliás, passa a ser um dos favoritos a uma das vagas de titular na nova equipe.

A Manor, nascida em 1990, tem uma vasta história escrita na F-Renault britânica, com uma tonelada de títulos conquistados por pilotos como Kimi Raikkonen, Antonio Pizzonia e Lewis Hamilton. Há algum tempo aventurou-se na F-3 Europeia, também. E nessa categoria, hoje, conta com dois brasileiros. Um deles é o paulista Pedro Enrique, 20 anos, vice-campeão sul-americano de F-3 no ano passado, que vem a ser filhote do cabeleireiro Wanderley Nunes, conhecido por aparecer muito em “Caras”, já que corta o cabelo de gente famosa. O outro é o gaúcho César Ramos, 19, de quem sei pouca coisa, exceto que fez uma boa carreira no kartismo brasileiro e há dois anos foi para a Itália correr de F-Renault. Por trás da operação da Manor está Nick Wirth, ex-projetista da Benetton e ex-sócio de Max Mosley na extinta Simtek.

E, assim, abrem-se seis vagas para novos pilotos para 2010. Nos próximos meses, o que mais vai-se fazer é especular sobre seus nomes. E tem neguinho com grana no bolso que, claro, vai acabar sentando nesses carros. Já que especular é o nosso esporte, podemos começar com Di Grassi na Campos e Danica Patrick na US F1, além de colocar alguns da GP2 na fila, especialmente Vitaly Petrov e Pastor Maldonado, que têm boas chances de arranjar verba na Rússia e na Venezuela.