AS NOVATAS

SÃO PAULO (quem é Jakob?) – Campos Grand Prix, Manor Grand Prix e Team US F1. Assim aparecem na lista da FIA as três novatas para 2010. Entre todas as que submeteram suas inscrições à FIA, acabaram sendo as “eleitas” por Mosley e sua turma arretada. Prodrive, Lola, March, Litespeed, Brabham, Epsilon Eukadis e todas as outras cujos nomes passaram pelo noticiário nas últimas semanas vão aguardar até sexta que vem para saber se alguma das confirmadas tira o time de campo. Comenta-se fortemente na Europa que Renault e Toyota podem se mandar. A Ferrari, ninguém sabe.

A US F1 apareceu assim mesmo, com US separado de F1, e pelo visto Bernie Ecclestone abriu mão de proibir a organização de Peter Windsor e Ken Anderson de usar o F e o 1 juntos, letra e algarismo que o baixinho comprou diretamente dos criadores do alfabeto e dos árabes que inventaram os números e a matemática. O time chegou a mudar de nome para USGPE, mas vai ser US F1, mesmo. Os motores serão Cosworth. Estão prontos. A Cosworth fornecia para a Williams até 2006. É só tirar as unidades da geladeira.

Igualmente serão empurradas pela Cosworth as máquinas da Campos e da Manor. A Campos foi formada pelo ex-piloto espanhol Adrián Campos em 1997. Está na estrada faz tempo, pois. Adrián correu pela Minardi em 1987 e 1988. Seu time próprio ostenta títulos na F-Nissan com Marc Gené e Fernando Alonso e participações na GP2 de 2005 até o ano passado, quando contou com Lucas di Grassi ao volante. Lucas, aliás, passa a ser um dos favoritos a uma das vagas de titular na nova equipe.

A Manor, nascida em 1990, tem uma vasta história escrita na F-Renault britânica, com uma tonelada de títulos conquistados por pilotos como Kimi Raikkonen, Antonio Pizzonia e Lewis Hamilton. Há algum tempo aventurou-se na F-3 Europeia, também. E nessa categoria, hoje, conta com dois brasileiros. Um deles é o paulista Pedro Enrique, 20 anos, vice-campeão sul-americano de F-3 no ano passado, que vem a ser filhote do cabeleireiro Wanderley Nunes, conhecido por aparecer muito em “Caras”, já que corta o cabelo de gente famosa. O outro é o gaúcho César Ramos, 19, de quem sei pouca coisa, exceto que fez uma boa carreira no kartismo brasileiro e há dois anos foi para a Itália correr de F-Renault. Por trás da operação da Manor está Nick Wirth, ex-projetista da Benetton e ex-sócio de Max Mosley na extinta Simtek.

E, assim, abrem-se seis vagas para novos pilotos para 2010. Nos próximos meses, o que mais vai-se fazer é especular sobre seus nomes. E tem neguinho com grana no bolso que, claro, vai acabar sentando nesses carros. Já que especular é o nosso esporte, podemos começar com Di Grassi na Campos e Danica Patrick na US F1, além de colocar alguns da GP2 na fila, especialmente Vitaly Petrov e Pastor Maldonado, que têm boas chances de arranjar verba na Rússia e na Venezuela.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MSM
MSM
14 anos atrás

Surpresa essa Manor, achava que a Prodrive (não por causa do Richards, que para mim é 171 mas sim pela Aston Martin ser a fornecedora de motor) entraria desta vez na F1. Como escreveram neste post acima, diria até esquisita a mesma pessoa ter criado a Simtek no passado e agora voltar com essa equipe.
Quanto as outras a US já estava garantida, aposto na Danica e talvez no Marco Andretti e tendo um 2º piloto que andou na A1 GP; na Campos, da qual achava que entraria também, deverá ter o Di Grassi e talvez o Bruno, se não conseguir vaga numa equipe melhor.
Obs 1. E ainda tem gente aqui puxando brasa para o Barrichello!!!
Obs2. A Ferrari é uma incógnita; a Toyota acho que fica mais uma temporada; e a Renault duvido que continue.
Obs 3. A tadicional Cosworth retorna a F1, espero que com motores fortes.

Beto Traballi
Beto Traballi
14 anos atrás

FG, na primeira oportunidade, pergunte para o baixinho da Kaiser dono do alfabeto se podemos inscrever a BRF1 ou CCCPF1 ? F1 nos EE. UU., só se o UNO for fabricado pela Chrysler.
Abraço.

Eudemar
Eudemar
14 anos atrás

Meu palpite para 2010:

Brawn-Mercedes (Jenson Button e Bruno Senna)
Red Bull-Renault (Sebastian Vettel e Mark Webber)
Ferrari (Kimi Haikkonen e Fernando Alonso)
McLaren-Mercedes (Lewis Hamilton e Nico Rosberg)
Toyota ( Jarno Trulli Timmo Glock)
Williams-Toyota(Nico Hulkenberg e Kazuki Nakajima)
BMW (Robert Kubica e Nick Heidfeld)
Toro Rosso-Ferrari (Sebastien Buemi e Vitaly Petrov)
Force India-Mercedes (Heikki Kovalainen e Adrian Sutil)
Briattore-Renault (Romain Grosjean e Nelson Angelo Piquet)
USF1-Cosworth (Felipe Massa e Danica Patrick)
Campos-Cosworth (Pedro de la Rosa e Lucas Di Grassi)
Manor-Cosworth (Pastor Maldonado e Vitantonio Liuzzi)

Verde
14 anos atrás

Petrov e Maldonado na F1 em 2010. Assim espero.

Danica Patrick. Assim NÃO espero.

Guga.
Guga.
14 anos atrás

Jesuis amado! USF1 e Campos?! As duas não tem fabrica, como vão entrar, que carro é esse que vai ser projetado em tão pouco tempo? As US só tem promessa de dinheiro, a Campos tem um pessoalzinho de box além disso… O que esperar da FIA que deixa equipe/fabrica/marca de verdade de fora(Prodrive/Aston Martin) de fora? Gostei da Manor/Wirth, tem equipe e fabrica, responsável pelo Acura da ALMS por sinal. Agora, a situação das revoltosas não é nada boa, nada… E aconteca o que acontecer, alguém vai ter que comprar a Renault e a Toyota vai se mandar para o endurance.

Marcelo Paiva
Marcelo Paiva
14 anos atrás

Em 2005, o Lucas Digrassi foi 3º no campeonato de F3 européia pela manor. Ele brigou com o Hamilton até o final do campeonato. O Lucas tem boas chances na Manor e melhores ainda na campos…

Marcelo Portugal
Marcelo Portugal
14 anos atrás

Pelo amor de Deus, até hoje tem gente nessa de que a FIA favoreceu a Brawn com o difusor.

Favoreceu a Brawn a Toyota e a Williams, por que ninguém lembra dessas outras? Deve ser porque o Ross Brawn fez um carro vencedor. Ou alguém aqui acha que Raikkonen e Massa foram campeão e vice apenas com seus talentos? Foram campeão e vice porque Schumacher, Brawn e Todt deixaram projetos remanescentes na equipe.

O KERS é caro e ridículo. Além do mais, nenhuma equipe ainda tem 100% certeza de como usá-lo da melhor forma. (Diga-se de passagem a BMW que queria até vender porque era a mais desenvolvida no tal equipamento).

Aos viúvos: Senna pode e deve ser uma excelente contratação, mas cuidado: o menino não vai fazer pole, ganhar e fazer a melhor volta logo na primeira corrida. AYRTON Senna foi uma pessoa, BRUNO Senna é outra. Igual só tem o nome (e alguns códigos do DNA), mais nada.

Podem especular…mas não conversa borracha não pelo amor de Deus.

Bi
Bi
14 anos atrás

Oba, finalmente poderei usar a tecla F! do meu teclado sem temer o tio Bernie.

Glaucio Branco
Glaucio Branco
14 anos atrás

Seguindo o Juliano…
Aqui vai o Meu palpite para 2010

Brawn-Mercedes (Jenson Button e Rubens Barrichello)
Red Bull-Renault (Sebastian Vettel e Mark Webber)
Ferrari (Kimi e Felipe Massa)
McLaren-Mercedes (Lewis Hamilton e Nico Rosberg)
Toyota (Jarno Trulli e Timo Glock)
Williams-Toyota (Nelson Angelo Piquet e Kazuki Nakajima)
BMW Sauber (Robert Kubica e Nick Heidfeld)
Toro Rosso-Ferrari (Sebastien Buemi e Bruno Senna)
Force India-Mercedes (Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi)
Renault ou Briattore-Renault (Romain Grosjean e Fernando Alonso)
USF1-Cosworth (Jarno Trulli e Danica Patrick)
Campos-Cosworth (Pedro de la Rosa e Lucas de Grassi)
Manor-Cosworth (Pastor Maldonado ou Giorgio Pantano e Hekki Kovallain)

AXÉ

MarcioVS
MarcioVS
14 anos atrás

Com tantos carros, poderiam alterar o sistema de pontuação, para os 10 primeiros, sei lá:
1- 15 pontos
2- 12 pts
3- 9 pts
4- 7 pts
5- 6 pts
6- 5 pts
7- 4 pts
8- 3 pts
9- 2 pts
10- 1 pt

Dar um ponto para quem fizer a volta mais rápida nos treinos classificatórios e outro para quem der a volta mais rápida na corrida.

YPVS
YPVS
14 anos atrás

Qual? O do Bandolim?

Francisco Libanio Pullig
Francisco Libanio Pullig
14 anos atrás

Alguém perguntou [i]Será que vai acontecer o mesmo que houve com a CART e Indy?[/i]

De verdade, espero que aconteça. É preciso de um shake para tirar esses dinossauros da F1. Mosley e Ecclestone são o Ricardo Teixeira e o João Havelange do automobilismo. Ficam até criar raízes e se saírem deixam sementes. Ninguém melhor que a Ferrari pra puxar um motim.

A US F1 é mais uma tentativa de levar a F1 pros EUA como foi a BAR, também equipe do tio Sam, mesmo em parte. Vão dar com os burros n’água de novo. Não adianta, ianque não gosta de F1 pelo mesmo motivo que não gosta de futebol: Coisa de inglês.

Danica como piloto seria uma boa. Lembro que em 91 teve uma mulher, cujo nome não lembro, dirigindo, mas ela não consguia sair da última fila. Danica, pelo menos, é melhor que ela, tem até uma vitória na carreira. Mas F1 e Indy são diferentes demais. Só o Villeneuve conseguiu sair das pistas estadunidenses pra ganhar na F1, ainda assim porque teve ajuda e o nível de competição, salvo Schummi, era nulo.

Temo uma categoria chatíssima ano que vem.

Leonardo Felix
Leonardo Felix
14 anos atrás

Essa Manor me causa estranheza. Ninguém falava dela e de repente é escolhida em detrimento de outras de quem se falava tanto. Aì você vê o nome forte da equipe e é: Nick Wirth.

O mesmo cidadão responsável pela entrada da Simtek em 1994, usando o S194, uma evolução do S192, que era o chassi da ANDREA MODA em 92. O S194 foi reprovado no “crash-test”, mas Max Mosley fez vistas grossas e aprovou a entrada da equipe. O resultado foi uma quebra de asa dianteira no meio do retão de Imola, a pancada violentíssima e aquele buraco no carro do Ratzenberger nos treinos para o gp de San Marino.

E, no gp da Espanha, um acidente aparentemente bobo de Andrea Montermini, em um impacto não tão forte, mas que fez um rombo enorme na parte dianteira do carro, fraturando e deixando expostas as pernas do piloto, provando a fragilidade daquele chassi.

Depois, descobre-se que Mosley tinha sociedade na Simtek.

Agora, o mesmo Nick Wirth passa por cima de muitas equipes que haviam se prontificado antes a entrar na F1 e consegue a vaga. Alguém duvida que tem dedo do Mosley aí?

Helio Carreira
Helio Carreira
14 anos atrás

Bom, pelo menos vamos ter mais espetáculos desastrosos, como os do Michael Andretti nos anos 90.

Abraços

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Que sejam muito bemvindas, claro, se vierem a sério! Mas muito me estranha a ausencia de certa equipe que veio do frio… :)

Hélio Carreira
Hélio Carreira
14 anos atrás

Vamos inscrever a “Mini” também . Já que agora pode tudo …..

Abraços

R/T
R/T
14 anos atrás

Interessante o nome dessa equipe, porque, salvo engano, manor em ingles significa algo relacionado a mansão

Doutor Marin
Doutor Marin
14 anos atrás

Camarada Gomes

IDEIA: Sobraram equipes o que fazer?

Criar a F-1 Ligth

Os mesmos carros e regras correndo nos sabados,
a campeã sobe de divisao e a ultima equipe cai pra segundona!!

Obs: A Ferrari já avisa que não desce da 1ª divisao!!!

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
14 anos atrás

Flavinho,

não tem a ver com o assunto do post, mas como não tinha nada de novo sobre as 24 Horas de Le Mans, comento aqui mesmo.

você viu a lista de inscritos da prova?

pois é, lá estão três sobrenomes famosos da F-1 dos anos 80 e 90: Prost, Senna e Mansell. no mínimo uma curiosidade ver o desempenho dos herdeiros.

Juliano
Juliano
14 anos atrás

Meu palpite para 2010

Brawn-Mercedes (Jenson Button e Rubens Barrichello)
Red Bull-Renault (Sebastian Vettel e Mark Webber)
Ferrari (Fernando Alonso e Felipe Massa)
McLaren-Mercedes (Lewis Hamilton e Nico Rosberg)
Toyota (Kimi Raikkonen e Timo Glock)
Williams-Toyota (Nico Hulkenberg e Nelson Angelo Piquet ou Kazuki Nakajima)
BMW (Robert Kubica e Adrian Sutil)
Toro Rosso-Ferrari (Sebastien Buemi e Bruno Senna)
Force India-Mercedes (Heikki Kovalainen e Vitantonio Liuzzi)
Briattore-Renault (Romain Grosjean e Nick Heidfeld ou Lucas di Grassi)
USF1-Cosworth (Jarno Trulli e Marco Andretti)
Campos-Cosworth (Pedro de la Rosa e Giorgio Pantano)
Manor-Cosworth (Pastor Maldonado e Giancarlo Fisichella ou Nick Heidfeld)

Guilherme Zattar
Guilherme Zattar
14 anos atrás

O jornal Marca dá o Pedro de La Rosa como nome certo da Campos.

Marco Canto
Marco Canto
14 anos atrás

Numa temporada “estragada” pelo curioso caso de Button, somente fatos com este das 3 novas equipes para agitar o noticiário. Depois do fenômeno Brawn acho que por enquanto ninguém vai tripudiar sobre as possibilidades das novatas…

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
14 anos atrás

Prósimo ano vai ser um bom ano pra esporte, tanto com a Copa do Mundo como com essa reformulada Fórmula 1

Alex
Alex
14 anos atrás

Gostaria de ver Pastor Maldonado na USF1, seria bem curioso um piloto bancado pelo governo venezuelano em uma equipe americana

Fabiano
Fabiano
14 anos atrás

Especula-se que a Danica esta negociando um contrato com a Chip Ganassi pro ano que vem. Ela não vai ser imbecil a ponto de trocar uma equipe de ponta na Indy, por uma equipe de fundo de grid na f1.

pedro bresson
14 anos atrás

estlanho a Prodrive nao ter sido confirmada. seria uma punicao pela nao-entrada ano passado qdo a equipe ganhou o direito de alinhar no grid como cliente da mclaren, mas desistiu depois das reclamacoes de tio Frank?!

aston martin na F1 nao seria nada mal. mas como eh vingativo esse mr. max.

Felipe Passos
Felipe Passos
14 anos atrás

12/06/2009 – 10:30
Enviado por: Tiago
Fala Gomes.
Nada sobre Le Mans?

Flávio, sei que aqui não é tópico sobre Le Mans, mas como o Tiago perguntou tomei a liberdade de colocar a informação que retirei do blog do Sérgio Lago (narrador do Speed Channel), sem querer fazer propaganda do blog ou do canal.

Abraços

Sábado dia 13
24 Horas de Le Mans – Parte 1 – 9:30 às 13:00 – AO VIVO
Velopark – Programa sobre o Autódromo – 15:00 às 15:30
Le Mans Series – Catalunya – 15:30 às 16:30 – Compacto
Le Mans Series – Spa – 16:30 às 17:30 – Compacto
24 Horas de Le Mans – Parte 2 – 17:30 às 21:30 – AO VIVO
Nationwide Series – Kentucky – 21:30 às 00:30 – AO VIVO

Domingo dia 14
24 Horas de Le Mans – Parte 3 – 5:30 às10:30 – AO VIVO
Velopark – Programa sobre o Autódromo – 10:30 às 11:00 (Repeteco do Sábado)
Camping World Series East – Iowa – 13:00 às 14:00 – Compacto
Sprint Cup – Michigan – 15:00 às 18:30 – AO VIVO
Corona Series – Puebla – 22:00 às 24:00 – Diferido

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
14 anos atrás

_ A Ferrari vai correr. Provavelmente as outras também, e se sair alguém realmente pode ser Renault e Toyota, e digo isso porque sempre achei estas equipes… “sem sal”!

_ A USF1 vai levar a categoria de volta para os EUA;

_Vai ser curioso ver como a Campos e a Manor poderão se sair, já que têm bagagem em categorias menores.

O resto é blablablá.

Léo
Léo
14 anos atrás

Senna entra sim, mas pela Toro Rosso o Tião 4 zoio já está com os dias contados por lá. Das 4 ai, acho que a USF1 fecha o gride, depois Manor e largando em 21º e 22º a Manor, todas devem tomar umas 3 ou voltas do líder e uma delas cai fora antes do fim de 2010, é triste, mas deve ser por ai mesmo, assim me disse a Diná.

João Kohl
João Kohl
14 anos atrás

A impressão que tenho é que abrirão muito mais vagas que as seis novas, pois acho que o pior vai acontecer. A Ferrari não corre pelas atuais regras da FIA para 2010, a Renault já deu um passo atrás e informou sua indisposição em correr ano que vem. Fora alguma outra equipe que se junte a estas duas. Portanto imagino que abrirão sim 10 novas vagas. Alonso se diz infeliz e disposto a parar com a F-1. E os pilotos das desistentes? Seguirão suas equipes em outros campeonatos… Quais? Não sei… Mas existem vários e poderá até existir mais um… Quem sabe? Como escreveu sir Wiilians: “Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que se imagina nossa ‘insignificante’ filosofia.”

Dú
14 anos atrás
Malus
Malus
14 anos atrás

Eu só estranhei a Prodrive ter sido cortada na primeira leva, a equipe sempre foi muito profissional no WRC, e tem muito nome por trás…

Malus
Malus
14 anos atrás

Com a US F1 muito provavelmente a F1 voltará à américa do norte com provas no USA e Canadá.

E se tiverem a Danica, é garantia de gente nos autodrómos.

Só espero que cortem Indianapolis e façam a corrida americana em Laguna Seca ou Watkins Glen.

A do Canadá pode manter no mesmo lugar, já que o circuito é um dos mais belos da mundo.

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Será que vai acontecer o mesmo que houve com a CART e Indy?

Roberto A. Silva
Roberto A. Silva
14 anos atrás

Flávio,

Para mim a formula 1 está se desintegrando. No ao passado tivemos progressos no regulamento e assistimos a ótimas corridas e três equipes com chances de disputar o campeonato e cinco pilotos na briga. Na última etapa tivemos uma final eletrizante entre dois pilotos de equipes distintas.

Este ano a FIA abriu as pernas para o TAL difusor(Favorecendo a BRAWN) e criou dois regulamenos, sem falar no KERS que seria obrigatório a partir de 2011 e agora deixa de ser. O que estamos assistindo com esta briga de poder é um campeonato que já perdeu a graça. O rubinho não vai fazer frente a Buton, simplesmente por não ter competência para tal, sempre afirmei isto agui no Blog e agora está mais do claro.

Estas equipes anunciadas são somente marcas e intenções de disputar um campenato, mas fazer carros competitivos e entar na briga para valer, não acredito. Podem falar o que quizer da Ferrari, Mc Laren e Willians, mas são estas equipes que representam a alma desta categoria.

É impressionante como estamos assistindo de camarote uma única pessoa arruinar com algo que gosto tanto e que tanto marcou a minha vida, principalmente nos tempos de Piquet, Prost, Senna, Mansel, entre outros.

Nóbrega - PaddockOnline.com.br
14 anos atrás

Eita que o final de semana será agitado rsrsrs

Tb achei estranho a prodrive (pendrive) não ter entrado.. gostaria muito de ver a Aston na F1.

Jonatas
Jonatas
14 anos atrás

Que viagem! A Danica já sofre com pressão pelo pouco sucesso que tem na Indy. Ir pra uma equipe iniciante como a US F1 seria o fim da carreira dela. E além do mais, ela quer é dinheiro. A especulação aqui nos EUA é de que ela vai pra Nascar ou pra equipe do Chip Ganassi, já que Scott Dixon está cotado pra ir pra nova equipe do Gil de Ferran.

E a confusão causada com o nome da US F1 é porque o Bernie só permite usar “F1” se você for uma equipe oficial de F1. Essa foi a explicação do próprio Peter Windsor. Ele tinha avisado que assim que a FIA formalizasse sua inscrição, eles passariam a serem chamados de US F1 novamente.

Abraços.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
14 anos atrás

Só farão fila mesmo.

EdisPJ
EdisPJ
14 anos atrás

…como já disseram, agora falta acrescentar o primeiro-sobrinho, pois segundo as viuvas, ele sempre é o mais lembrado… chegaram até a falar em criação de equipe para espera-lo…

HC
HC
14 anos atrás

Acho q o Bruno Senna deve ganhar uma vaguinha na brawn ou willians ou numa dessas novas.

askjao
askjao
14 anos atrás

Bosta… rejeitaram a minha inscrição!

Andragon
Andragon
14 anos atrás

Como seria bom ter a Danica no grid…

Raphael Silva
Raphael Silva
14 anos atrás

Acrescentaria somente o 1° sobrinho. Do alto de minha vida * automobilística acho q o Bruno tem algo a oferecer. Nem q seja só o nome! hehe

* 25 de idade, assisto “Fola Um” desde os 4! rsrs

cerberosph
cerberosph
14 anos atrás

FG e a sua equipe? Deram alguma desculpa para não a aceitarem?
O Problema, na minha opinião, foi você ter posto o Logo da Lada no bico do carro, é lógico que os outros motores da F1 não são páreo para os motores da AutoVaz. Imagine se eles sonhassem que você iria usar o sistema 4×4 do Niva.

Tiago
Tiago
14 anos atrás

Fala Gomes.
Nada sobre Le Mans?

Geraldo Netto Cavalcante
Geraldo Netto Cavalcante
14 anos atrás

Por que será que a Prodrive/Aston Martin não foi escolhida? O David Richards tem algum “problema’ com o Max ou o Bernie?

Palpites:
Campos – Pedro de La Rosa e Lucas di Grassi (se não for para a equipe do Briatore);

Manor – Pilotos da GP2 (Pantano com chances);

USF1 (gostei da alusão à compra feita direitamente com os gregos e os árabes) – Nâo sei se a Danica Patrick tem coragem de deixar de ser “estrela” na Indy para penar na F1. Aposto que o Jacques Villeneuve ligou atrás de uma vaga.

Anonimous R.
Anonimous R.
14 anos atrás

Acho que Rubinho, INFELIZMENTE, não aposenta em 2010…

Muchacho
Muchacho
14 anos atrás

Vejo uma noticia boa para o Barrica, não vai faltar equipe para ele continuar correndo em 2010 !!! Do jeito que tá caminhando ele vai deixar de ser um Brawnie logo logo. E olha que sou fã do piloto, apesar das esquisitices e chatices do indivíduo.