Blog do Flavio Gomes
ESPN Brasil

BRASÍLIA NO “LIMITE”

SÃO PAULO (o dia começou tarde) – Atenção fãs de VW de verdade! Vai ao ar hoje à noite no “Limite” da ESPN Brasil a matéria que gravei sábado sobre a Brasília, tendo como estrela da companhia essa azul Caiçara da foto, 1975, que pertende ao brother Alexandre Paíga. É um carro simplesmente impressionante. Tem […]

SÃO PAULO (o dia começou tarde) – Atenção fãs de VW de verdade! Vai ao ar hoje à noite no “Limite” da ESPN Brasil a matéria que gravei sábado sobre a Brasília, tendo como estrela da companhia essa azul Caiçara da foto, 1975, que pertende ao brother Alexandre Paíga.

É um carro simplesmente impressionante. Tem 19 mil km e todas, todas mesmo, peças originais VW. Até os tapetes de fábrica. Impecável. E eu nunca tinha guiado nenhum VW a ar com motor tão macio e dócil como esse. Descoberta em Minas há quatro anos, pertencia a uma senhora que nos últimos anos de vida não podia dirigir. Seu sobrinho cuidou do carrinho como se fosse um bebê.

Vale a pena assistir. Até porque a Brasília é um carro injustiçado por aqui, que tem fama de carro velho de periferia. É, na verdade, um dos projetos mais importantes da indústria nacional, que nasceu simplesmente para substituir o Fusca. E reparem nas linhas: hatch com corte da traseira bem acentuado. Semelhanças com Uno, Corsa, Fiesta, Celta, Palio & cia. não são apenas uma coincidência. A Brasília antecipou, em 1973, a tendência mundial para carros compactos.