BRASÍLIA NO “LIMITE”

SÃO PAULO (o dia começou tarde) – Atenção fãs de VW de verdade! Vai ao ar hoje à noite no “Limite” da ESPN Brasil a matéria que gravei sábado sobre a Brasília, tendo como estrela da companhia essa azul Caiçara da foto, 1975, que pertende ao brother Alexandre Paíga.

É um carro simplesmente impressionante. Tem 19 mil km e todas, todas mesmo, peças originais VW. Até os tapetes de fábrica. Impecável. E eu nunca tinha guiado nenhum VW a ar com motor tão macio e dócil como esse. Descoberta em Minas há quatro anos, pertencia a uma senhora que nos últimos anos de vida não podia dirigir. Seu sobrinho cuidou do carrinho como se fosse um bebê.

Vale a pena assistir. Até porque a Brasília é um carro injustiçado por aqui, que tem fama de carro velho de periferia. É, na verdade, um dos projetos mais importantes da indústria nacional, que nasceu simplesmente para substituir o Fusca. E reparem nas linhas: hatch com corte da traseira bem acentuado. Semelhanças com Uno, Corsa, Fiesta, Celta, Palio & cia. não são apenas uma coincidência. A Brasília antecipou, em 1973, a tendência mundial para carros compactos.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo
Paulo
14 anos atrás

Qdo. estava na fac. ouvi um comentário que após chegar de uma viagem a SP o motorista que trazia o filho dormindo em cima da tampa do motor notou que ele estva muito estranho (não acordava), estava morto por inalação de CO2.

dalila ferreira lopes pereira
14 anos atrás

ola flavio me ajude a encontra uma pessoa muito importante na minha vida o meu pai e quase k imposivel encontralo moro em londres e meu sonho e velo nao o conheco sei poucas coisas sobre ele tinha uma brasilia azul em 1983 uma auto mecanica chamada sao luiz seu nome e valdir nao sei o sobre nome por isso acho meio k imposivel encontralo por favor tente me ajude isso era em goiania go ele morava na epoca no setor novo horizonte

ricardo
14 anos atrás

EU TENHO UMA 1974 QUE TENHO A 23 ANOS E UMA 1979 QUE TEM SEIS ANOS E VOU COMPRAR OUTRA

JP
JP
14 anos atrás

O meu pai tinha uma igual a da foto,carro muito bom e que nem você falou Gomes foi um carro injustiçado.agora uma curiosidade Gomes,certa vez eu vi uma foto de uma Brasilia na internet quatro portas,ouvi dizer que a VW chegou a cogitar,em lançar este modelo mas depois mudaram de idéia.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

Quase aprendi a dirigir numa Brasília. Digo QUASE porque meu pai tinha tanto ciúme da que ele tinha que no primeiro raspão que dei no meio-fio ele me matriculou numa auto escola. Sem dúvida a Brasília era uma evolução em relação ao Fusca mas, cá entre nós, a Variant II era um projeto muito melhor (mais epaço e suspensão mais moderna). A Variant sim foi injustiçada pelo mercado.

Antonio Marcos- Cristais-MG
Antonio Marcos- Cristais-MG
14 anos atrás

Saudades da Brasilia marrom ( linha especial) que meu pai tinha…que série era essa FG? Lembro que tinha um acabamento diferente das demais…
Abraço

Flávio Spínelli
Flávio Spínelli
14 anos atrás

Aprendi a dirigir sozinho numa BRASILIA 80, que meu pai comprou zero, e hoje sou o feliz proprietário da “MULHER MARAVILHA”, minha BRASILIA 77 VERMELHA(LINDA!!!)
Abraço!!

Alehand
14 anos atrás

Assisti a matéria ontem… Cara, vc é louco… racheio o bico quando vc chegou na esquina com a Brasa, uma puta placa de PARE e vc simplesmente meteu o carro. Achei que vc ia desvirginar a pobrezinha…

Muito legal a matéria,. show de bola !!!

Me lembra do meu avô, que tinha uma Brasília branca, impecável, 79. Cansei de ver neguinho ir tentar trocar gol e outros carros muito mais novos pela Brasa do véio… Meu âvô, portuguesão das antigas, espantava os caras no xingo… A diversão do véio era passar os finais de semana com a Brasília fora da garagem, toda aberta, lustrando cada centímetro dela com um carinho que jamais dispensou à minha avó. Essa Brasília era seu orgulho!!!
Esse foi um grande torcedor da Lusinha… Me deixou de herança um chaveiro de madre perola com o distintivo dessa gloriosa agremiação.

Carlos Zanettini
Carlos Zanettini
14 anos atrás

tenho um amigão que tem uma 75 branca que é de babar, rodou 250000 kms com o mesmo motor.
Ele me disse que quando morrer leva ela junto no caixão……

Alan C Campos
Alan C Campos
14 anos atrás

Minha Vó teve uma igual, linda … eu adorava e achava que aprenderia a dirigir nela, mas minha vó vendeu sei lá por que para um conhecido dela e quando tive idade, corri atraz da brasilia para descobrir que estava acabada pelos lados da Ilha do governador.

Jeambro
Jeambro
14 anos atrás

Tive uma branquinha 79, ruim prá viajar por causa da barulheira de motor (parece que tá no colo da gente), mas na cidade, juntamente com o Uno, são os dois imbatíveis até hoje, visibilidade, espaço, e com pequena vantagem prá Brasilia pela manutenção um pouco mais em conta, apesar de que a Fiat barateou demais a manutenção do Uno, pelos níveis de antigamente.
Grande carro, tô com vontade de comprar outra.

Fernando Passos
14 anos atrás

Flávio,

Muito linda esta Brasília… Quem sabe ainda eu terei uma para dar os meus passeios dominicais. Meu pai teve uma azul escura, que eu me lembre, era linda…

Falando no “Limite”, quero aproveitar o espaço pra fazer uma triste observação. Já não é a primeira vez que o programa tem seu horário alterado para a transmissão de qualquer outra coisa na ESPN Brasil, aliás, está virando uma constante, uma pena…

Sei que não é culpa sua, porém gostaria de que brigassem um pouco mais para que o único programa decente de automobilismo da ESPN Brasil fosse mais respeitado e tivesse seu horário fixo! Está virando palhaçada, não conseguimos nunca nos programar pra ver o programa!

Gosto muito da ESPN Brasil, até mudei de operadora de TV a cabo, na época, para tê-la em minha grade, mas, infelizmente, automobilismo lá tem a mesma importância de esportes de poucos seguidores no Brasil…

O que o pessoal acha? Que automobilismo é esporte de rico, ou de uma faixa pequena da sociedade? Pelo contrário, o Brasil inteiro gosta de ver os carrinhos correndo, até quem não tem dinheiro nem pra andar de Kart…

Pô, pede pro Trajano dar mais espaço pro automobilismo. É um esporte que emprega muita gente no país e merecia mais respeito. Está cheio de categorias querendo decolar no país, mas precisam de uma TV pra dar uma ajuda a divulgar seus patrocínios, ainda mais nesta época de crise, aposto que a ESPN gastaria bem menos que gasta nos direitos do Futebol Alemão ou da Liga Americana de Futebol Feminino.

Até a Record News transmite GT3 Brasil e Trofeo Maserati, será que a ESPN não conseguiria transmitir, por exemplo, a Classic Cup em um sábado de manhã, ao invés de transmitir reprise de outros programas? Ou o campeonato de turismo no Nordeste? Ou campeonatos de Kart ou de qualquer fórmula que desenvolva nosso pilotos e nossas equipes?

Porque não tentar desenvolver um campeonato de automobilismo entre as faculdades, dando chances aos novos engenheiros e projetistas do Brasil?

Desculpe ter me alongado e pela cobrança, é que vejo em você um cara que gosta do esporte e deve ter alguma influência na ESPN Brasil!

Se ninguém fizer nada, o país vai mesmo ficar sem este esporte!

Valeu!

ricardo
ricardo
14 anos atrás

Fiquei esperando a semana inteira pra assistir ao programa e..

BUNDES LIGA.

Fiquei puto!

Os programas da ESPN são iguais aquelas séries (americanas) transmitidas pela FOX.
Numa semana passa as 22:00h na outra semana passa as 23:00h e quando você menos espera não passa mais.

Fizeram a mesma coisa com o BATE BOLA 1ª edição, cortaram o programa pela metade pra encher linguiça com o sportcenter.

LBM
LBM
14 anos atrás

Cara, o Limite foi ao ar muito tarde. No horario das repetições estou trabalhando, ou seja, perdi :-(

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Eu simplesmente não entendo porque as fábricas não produzem mais carros com este tom de azul. Também gostava daquele bege café com leite. Pra mim são as duas cores mais bonitas para carros.

edu
edu
14 anos atrás

…que saudades da Brasa Bege 74 que meu pai teve…que aprendi a dirigir…..que consegui instalar um toca-fitas roadstar….q vivia quebrando o cabo do acelerador…e a gente “adaptava” um puxador c/ o tampão aberto….hehehe..que viajamos tanto pelo interior de sp….e que foi surrupiada na calada da noite em nossa garagem…..

Derick
Derick
14 anos atrás

FG gosto muito de suas matérias do Limite, só que a ESPN deveria se decidir no horário deste programa, cada vez é num horário diferente.

LuisBiason
LuisBiason
14 anos atrás

Que saudades da minha ano 1976 amarela, foi roubada e choro até hoje.
Que Deus a tenha.

Leonardo Lopes
Leonardo Lopes
14 anos atrás

Acabei de ver a matéria… Que Brasília linda! Inteira… Que inveja.
Valeu Flávio.

Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

Eu cresci dentro delas..minha mãe teve uma branca, uma amarela e uma marrom, meu avô tinha uma marrom…

Lembro que usava a Brasa pra fazer “manobras” no estilo dos “ChIPS”….deslizando de um lado pro outro do capô.

Até que um dia disparou o alarme da marrom do meu avô…..maior sufoco pra explicar hehehehe

Vinicius Duarte
14 anos atrás

Meu primeiro carro! Uma 1977, “azul báltico”. Comprei usada (em 1982) na finada concessionária Samambaia – hoje é Hyundai, na r. da Consolação, em frente ao cemitério.

Emprestei pra uns amigos, roubaram deles. Achei, semi-depenada e vendi na “boca”. Uma das poucas coisas materiais de que sinto saudade e gostaria de ter novamente.

L.O.
L.O.
14 anos atrás

Cadê “Limite”????? Mudou o horário?????

JOSÉ CARLOS
JOSÉ CARLOS
14 anos atrás

Flávio

Carro injustiçado…..disse tudo.

Foram mais de um milhão de Brasilias produzidas.

A história deste projeto é magnífica e merece estar entre os grandes clássicos brasileiros.

Parabéns

Flavio ALmeida
Flavio ALmeida
14 anos atrás

Esse carro é classico da industria de nosso país, quem dos mais velhos, não sonhou em ter uma Brasa…era boa, cabia a familia, não quebrava, andava bem com dupla carburação….acho que saiu em 75 com dupla antes era simples…na epoca a Peruinha da familia. Aqui na minha familia passaram duas…uma 76 e outra 80 com painel moderno…era lindo na epoca.
Parabens pro dono dessa ai …que cuide dessa Joia Nacional.

Valeu

Luis Nunez
Luis Nunez
14 anos atrás

Meu pai teve uma 75, bege. Viajei bastante com ela, namorei, fui a shows, uma companheirona. O carro da autoescola que fiz o exame tambem era uma brasilia. Isso já em 1987.

roger V.
roger V.
14 anos atrás

Tudo começou com um Fuscão 71 branco Lotus (que não consta como cor oficial neste ano).
Umas bananeiras foram meu primeiro acidente com 12 anos!
Ai…chegou a Brasa 74 azul caiçara, com rodas mangels pretas no centro e cromadas nas bordas.
Os pneus diagonais foram gastos em parcos 8.000 km por causa das curvas forçadas ao maximo com ‘um toque de embreagem’ para fazê-la…de ladinho afundando o acelerador…
-Nunca rodei… e fazia isto com um prazer do diabo.
Os pneus radiais estavam entrando – se popularizando no mercado (caros).
Vieram os G800 da Goodyear, não obstante (tinha 14 anos) comprei uns espaçadores, deixando os pneus alinhados com o paralama traseiro.
-faltava motor pra fazer merda!!!
No RGS as praias no inverno são desabitadas, e ai veio o periodo de ver…até quanto se conseguia fazer cavalo de pau…
-Descobri que com o pé no fundo…cravado dava pra fazê-lo…eram algumas voltas…
Isto é uma delinquência nos dias de hoje, porém os tempos eram outros, muito menos trânsito, menos violência (?) …e foram anos de ouro!
Ali aprendi tudo o que sei e respeito hoje em dia…os limites de um carro.
Como vários falaram aqui, foi o carro dos vidros embaçados, do primeiro rádio FM e logo depois o toca fita TKR ‘pretinho’, dos radiais, espaçadores, carburação dupla, dos fárois amarelos (Carello), do escapamento Norja, depois Kadron…dos alisamentos de lataria (para tirar furos do logo da VW na frente)…da saia e mascara de farois pintados da cor do carro…
Eh! Foi um experimento só em um carro que me deixou saudades! E era da cor da 17 do Ingo ainda por cima!!!
Sua placa AM 9633…Vou ligar a TV e esperar o programa FG !

Plácido São Bernardo
Plácido São Bernardo
14 anos atrás

Eu tive duas Brasilias brancas. A mais “gasta” era a que eu mais gostava e nunca me deixou na mão. Que visibilidade o motorista tem dirigindo uma… Não entendo nada de mecânica. Certo dia (eu trabalhava no Centro de SP), deixei-a num mecânico amigo meu lá onde hoje está a “cracolândia”, na rua dos Gusmões, para ver freio e outras cositas mais. À tarde, qunado peguei e ia para casa (Freg. do Ó), sentia que o carro nao andava, mesmo eu acelerando… E, na Barra Funda tomei uma decisão: “Vou voltar no mecânico e torcer para ele ainda estar aberto àquela hora da noite.” Estava. Parei e falei o problema e, após ver o que ele fez, me senti um inútil… Ele abriu a porta traseira, tirou o tampão do motor… e encaixou uma varetinha num lugar (acho carburador) pois eram duas (uma de um lado e outro do outro lado) mas somente uma estava encaixada. QUE VIDA !!!! Ah, isso foi lá em 1990. Que saudade do cheiro de gasolina que circulava no carro. Abraços.

Luis Antonio Mendes
Luis Antonio Mendes
14 anos atrás

Aprendi a dirigir em uma dessas, 74, vermelha, um dia eu ainda terei uma igual.

Lucas Carioli
Lucas Carioli
14 anos atrás

Dizem que suas linhas foram inspiradas no Golf. Não sei se é verdade ou lenda…

Mário Mesquita
Mário Mesquita
14 anos atrás

Nunca tive, mas andava na de um amigo cujo pai comprou zero em 1980. Alias, a Brasilia equipada ainda é bonitinha. Umas rodas e um toca-fitas do bom, é como alguem aqui disse: Não troco por um milzinho e um carnê com noventa prestações.

Bernardo
Bernardo
14 anos atrás

Inspirar tendências pode ter inspirado, mas como é feia….

Jackie  Fã do (O(###)O)  #96 ,  Futura Ex- Fã do  [O]===[O] # 69 Meianov  LADARGH  !!!!!
Jackie Fã do (O(###)O) #96 , Futura Ex- Fã do [O]===[O] # 69 Meianov LADARGH !!!!!
14 anos atrás

Meu primeiro carro !!
E eu, só tinha 13 aninhos…
Sempre ia sentada atrás do meu pai, prestando muita atenção em todos os movimentos dele dirigindo, tinha muita vontade de dirigir…
Ai, um maravilhoso dia, aconteceu…
Meu irmão me ajudou a posicionar o banco, liguei a Brasília, e fui embora, me lembro como se fosse hoje, para aprender a dar ré, demorei uns dois dias, eu sabia engatar, mas não conseguia enxergar…
Essa Brasília ficava no sitio…
Caramba, que saudadesssssss

Bruno Bastos
Bruno Bastos
14 anos atrás

Tem um coleciondor de miniaturas Matchbox, usuário do Mercado Livre, que está produzinndo mini 1/64 da Brasilia em metal, com direito a interior detalhado ,rodas originais e carroceria nas cores do catálogo da VW de época. Preço muito bom. São feitas sob encomenda.

Venax
Venax
14 anos atrás

Sobre a VW matar o carro errado foi verdade mesmo. A Brasília era a evolução do Fusca e portanto deveria continuar em linha. Maior espaço interno, melhor visibilidade, um pouco mais de conforto e ainda tinha a opção de 4 portas.

O problema era mesmo o maior consumo e o barulho do motor muito grande para os passageiros do banco traseiro.

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
14 anos atrás

Tá mais para Tipo e Stilo!

Luís Augusto Malta
14 anos atrás

Tive o prazer de conhecer o Márcio Piancastelli em um longo almoço, no qual ele me contou todas as nuances do desenvolvimento do projeto do Brasília e o SP2. Uma tarde inesquecível!

Ricardo Laika azul CCCP
Ricardo Laika azul CCCP
14 anos atrás

Meu irmão comprou uma de segunda mão em estado de zero, pena que sua alegria tenha durado uma semana pois foi roubada…

Marcelo Migliorini
Marcelo Migliorini
14 anos atrás

hoje sinto saudades da brasilia bege que a familia teve desde que nasci ate os 12 de idade… ela dava alguns probleminhas, ate que o meu pai levou num mecanico muito especializado, lembro como se fosse hoje, ele discreto que so ele gritando como bom descendente de italiano “tu arranco tudo que eh fio!, nao vai andar agora…”, mas funcionou e nao deu mais problema algum…

a reclamar apenas a questao de ser um carro muito frio no inverno e no verao devido aos bancos de vinil ser complicado pra sentar se deixasse uma tarde no sol

eugenio coelho
eugenio coelho
14 anos atrás

aqui na minha cidade tem uma que tem ate a capa plastica do banco,o estepe nunca saiu do lugar,isso sem comentar um fuscao 72 ou 73 nao sei bem ao certo,que so faz revisao na brasilwagen,esse nao tem 5 mil km

Guilherme
Guilherme
14 anos atrás

Azul Caiçara é muito parecido com Azul Calcinha, não?

Pedro Migão
Pedro Migão
14 anos atrás

Meu pai teve por muitos anos uma 76, um azul um pouquinho mais forte que este da foto. Boas lembranças…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Pô, literalmente meu carro de infância, dos 3 aos 7 anos cresci andando na Brasilia azul (um tom um pouco mais escuro que essa da foto, tipo royal) que meu pai tinha, impecável, xodó dele, cuidava dela quase como se fosse uma irmã minha, tamanho o zelo. Eu era um dos grandes viciados em andar deitado em cima da tampa do motor, olhando o movimento e as imagens que ficavam para trás pela janela… muitas viagens prá Santos, muitas idas ao Canindé, muitos domingos na casa da minha vó paterna…

Pena que quando fizemos a ampliação lá de casa, a obra levou as economias, a grana ficou curta e aí, com tanta dor no coração, meu pai teve que vendê-la para um conhecido dele para usar o dinheiro na reforma. A casa tá até hoje, a Brasília ficou só na memória e em uma única foto que tenho, quando estava a um mês de chegar aos 5 anos, recostado na traseira da Brasília na garagem antiga.

Bons tempos aqueles, tempos que não voltam jamais… tempos tão bem recordados quando Brasílias iguais na conservação surgem assim, ao vivo ou em fotos… sempre bate uma certa nostalgia quando vejo uma Brasília, seja na rua, seja até mesmo em Interlagos, com uma certa #71, hehehehe…

Celso Silva
Celso Silva
14 anos atrás

Brasilia é punk!! hehehe eu gosto de dirigir esses carros, foi o primeiro carro que dirigi continuamente depois de fazer a carteira de motorista.

Rene
Rene
14 anos atrás

Uma roupa nova para um corpo muito surrado. Gastava muito e não tinha a menor estabilidade.

Aliás, andava demais para a estabilidade que tinha.

Alexandre Armani
Alexandre Armani
14 anos atrás

Não só a Brasília, carro que várias pessoas da minha família tiveram, é um carro injustiçado, mas o Chevette, o Corcel, o 147 entre outro também são marginalizados.
Admiro que tem um carro tão bem tratado como esse, parabéns.

Marcia Rodrigues
Marcia Rodrigues
14 anos atrás

Quando comecei a dirigir aos 18 anos ( faz algum tempinho… ) meu pai tinha uma igualzinha a essa. Eu ia prá faculdade com ela, e depois da aula rolava uns “amassos” com o namorado… rsrs… tempinho bom !!!

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Que saudades da Brasília azul da minha mãe, igualzinha essa. Nunca vou me esquecer, passei minha infância andando de Brasília pra lá e pra cá.

Henrique Oliveira
Henrique Oliveira
14 anos atrás

Sou de Natal e por aqui as Brasilias foram quase todas extintas, foram tranformadas em buggys. Eu mesmo matei uma 79 pra montar um pra mim.
Hoje sinto remorso por esse massacre.

Kadu
Kadu
14 anos atrás

Meu primeiro carro foi uma Brasília 1976 (isto em 1983)…Para a época, Show de carro. Ficou um bom tempo andando com um só carburador funcionando (era dupla carburação), e andava bem, mesmo assim…Pena que ela “faleceu” num capotamento, mas os ocupantes foram salvos com apenas alguns machucados…Era valente a Brasa…

bruno mantovani
14 anos atrás

eu tenho uma Brasilia 73, ócre marajó, e simplesmente AMO demais esse carro hehe….só falta reformar um pouquinho :P