Blog do Flavio Gomes
F-1

FISH & CHIPS (4)

SÃO PAULO (tenho uma hora, não mais!) – Como vocês sabem, estou em Interlagos. Por isso, é um post só da classificação de Silverstone e olhe lá! De noite dou uma arredondada no blog. Na verdade, não houve surpresa na pole. A Red Bull dominou todos os treinos e acabou ficando com a primeira posição, […]

SÃO PAULO (tenho uma hora, não mais!) – Como vocês sabem, estou em Interlagos. Por isso, é um post só da classificação de Silverstone e olhe lá! De noite dou uma arredondada no blog.

Na verdade, não houve surpresa na pole. A Red Bull dominou todos os treinos e acabou ficando com a primeira posição, com uma volta sensacional de Vettel, esse menino-prodígio que um dia eu disse que já tinha feito mais do que Senna (ano retrasado, pela Toro Rosso), o que me valeu uma semana de malhação de judas.

Não, Vettel não é melhor que Senna, para isso faltam umas 40 vitórias e três títulos mundiais, mas é um garoto com potencial para se colocar entre os grandes de todos os tempos. Tião Alemão meteu 0s347 em Barrichello, o segundo, este sim uma surpresa. Primeiro, porque ficou à frente de Webber. Depois, porque ficou à frente de Button.

Jenson, curiosamente, tem em casa seu pior fim de semana no ano. Foi muito discreto em todos os treinos, dando a impressão de que iria empurrar o coveiro na hora do vamos ver, como vem fazendo. Mas o coveiro lhe deu um coice, e ele larga atrás até de Nakajima, em sexto.

Na segunda fila, Webber e Trulli. Atrás de Naka e Button, Rosberguinho e Glock. Depois, Raikkonen (vibrando, porque Bourdais ficou no Q1) e Alonso. Normal, digamos. Alonso tira leite de pedra, mas não faz milagre, e Kimi tem sido melhor que Felipe, neste ano.

O Q2 deixou Massa pelo meio do caminho. “Foi mais erro meu do que falta de potencial do carro”, disse o ferrarista, 11º. É bom quando piloto admite um erro. Acaba com o papo-furado. Piquet-pimpolho larga em 14º, normal. Na degola do Q1, sim, uma tragédia britânica: Hamilton ficou, ele que venceu em Silverstone no ano passado, agora relegado ao ostracismo mclariano em 19º. Sutil deu um porrão, o único acidente do fim de semana digno de nota.

Vettel é favoritíssimo à vitória. Rubens tem a chance de chegar na frente pela primeira vez no ano. Jenson, que não é bobo, vai correr por pontos e nada mais. Barrichello também tem chances de ganhar, se largar bem. Ele costuma andar direito em Silverstone. Pode ser a hora da virada para o brasileiro na temporada. Tardia, mas que pode lhe dar um fôlego para sossegarem as críticas por algumas semanas.