Blog do Flavio Gomes
F-1

KEBABS (5)

SÃO PAULO (o leite ficou mais ou menos) – Bueno (ops), falemos agora da escória, dos degolados, dos pés-de-breque, dos ceifados pela foice do Q1, relegados ao ostracismo do fundão. Em geral, os dois Tourinhos Vermelhos e as duas Caminhos das Índias ficam nessa fase, mas hoje Raj Sutil se livrou e levou seu carro […]

SÃO PAULO (o leite ficou mais ou menos) – Bueno (ops), falemos agora da escória, dos degolados, dos pés-de-breque, dos ceifados pela foice do Q1, relegados ao ostracismo do fundão. Em geral, os dois Tourinhos Vermelhos e as duas Caminhos das Índias ficam nessa fase, mas hoje Raj Sutil se livrou e levou seu carro noveleiro para o Q2. Ponto para ele. Fisico ficou e larga em penúltimo. À frente dele, Tião Buemi; atrás, carregando a lanterna dos afogados, Tião Bourdais. Os outros dois desgraçados pela sorte foram Hamilton e Piquet-pimpolho.

Ambos merecem algumas linhas.

Lewis repete o mau resultado de Mônaco. Vive a pior fase de sua curta carreira. Muita gente começa a questionar sua qualidade. Não é o caso. Mas me parece evidente que ele deve ao menos alguma parte de seu sucesso em 2007 e 2008 à breve convivência com Alonso. E a McLaren também deveria mandar flores para Fernandito todos os anos em seu aniversário, porque ele foi muito importante em 2007 e os frutos foram colhidos na última temporada com o título de Hamilton.

Lewis ainda tem bastante para aprender. E precisa mostrar serviço com carros ruins, um rito de passagem quase obrigatório para os grandes campeões. Em 2007, quando ele desandou a fazer pódios no ano de estreia, escrevi que não era o gênio que parecia, pelo menos ainda não. Teve seus momentos brilhantes, claro. E não foram poucos. É ótimo. Ninguém é campeão do mundo se não for ótimo. Mas daí a elevá-lo à condição instantânea de gênio, como se fez à época, me parecia um exagero. Porque não era muito difícil conseguir bons resultados com aquele carrão e um Alonso do lado para fazer o trabalho pesado.

Bem, deixemos Lewis na geladeira por uns tempos. É a hora de ele provar que é mais do que um rostinho bonito. Terá a segunda metade da temporada para fazer isso, construir uma base sólida de crescimento (estou parecendo executivo picareta falando em reunião) para voltar forte em 2010.

Quanto a Pimpolhito-piquesito, vexame de novo. Ficou no Q1 depois de duas rodadas atribuídas aos freios. OK, pode até ser, Alonso rodou no final de maneira parecida. Mas isso quando já estava no Q3. O espanhol larga em oitavo e Nelsinho, em 17º. O problema dele não é freio. É acelerador, diriam os mais cáusticos.

Eu sou cáustico.