Blog do Flavio Gomes
Gira mondo

THOSE NICE BRIGHT COLORS

SÃO PAULO (e o mundo vai chegando ao fim) – Li hoje nos jornais de folhas que a Kodak vai parar de fabricar os filmes Kodachrome. A marca é usada desde 1935. O motivo é o mesmo que fez a Kodak fechar, nos últimos meses, várias de suas fábricas de películas pelo mundo: a invasão definitiva […]

SÃO PAULO (e o mundo vai chegando ao fim) – Li hoje nos jornais de folhas que a Kodak vai parar de fabricar os filmes Kodachrome. A marca é usada desde 1935. O motivo é o mesmo que fez a Kodak fechar, nos últimos meses, várias de suas fábricas de películas pelo mundo: a invasão definitiva das digitais.

Que são ótimas, mas banalizaram o ato de fotografar. Hoje se fotografa qualquer coisa, o tempo todo, para colocar no orkut, no facebook, no msn, no twitter, em todo lugar. E pouca gente vê.

A Kodak explicou que hoje mais de 70% de seu volume de negócios é ligado à tecnologia digital. Os últimos rolos de Kodachrome serão doados a um museu. Um dos problemas para seus usuários é que apenas uma loja no mundo, a Dwayne’s Photo, em Kansas, tem capacidade técnica para revelar devidamente fotos batidas com Kodachrome, processo que exige um produto químico qualquer que já não se encontra mais.

É por isso que estou me inscrevendo na Sociedade Lomográfica Internacional. O equipamento já chegou. Em breve estará nestas páginas digitais. É a resistência analógica, silenciosa, que começa a se espalhar pelo mundo.