Blog do Flavio Gomes
F-1

AU REVOIR, SEB

SÃO PAULO (nossa, que título mais franga…) – Sébastien Bourdais está fora da Toro Rosso, como se esperava, e como indicou o abraço em Giorgio Ascanelli no domingo na Alemanha. Jaime Alguersuari, espanhol de 19 anos, deverá ser seu substituto na Hungria, salvo enorme surpresa. Aliás, curiosidade: como vão dar a superlicença para esse rapaz […]

SÃO PAULO (nossa, que título mais franga…) – Sébastien Bourdais está fora da Toro Rosso, como se esperava, e como indicou o abraço em Giorgio Ascanelli no domingo na Alemanha. Jaime Alguersuari, espanhol de 19 anos, deverá ser seu substituto na Hungria, salvo enorme surpresa. Aliás, curiosidade: como vão dar a superlicença para esse rapaz correr? Ele nunca sentou num F-1 na vida. Vai andar em linha reta, e só. Essa história de proibir testes vai contra os critérios de emissão de superlicença, que antigamente exigia que o fulano tivesse um mínimo de quilometragem num F-1 para poder disputar corridas. Como a Toro Rosso não anunciou oficialmente o nome de Alguersuari, pode ser que pinte algum outro nome, como Vitantonio Liuzzi, por exemplo.

Bourdais não deu certo na F-1. Tetracampeão na Champ Car, voltou à Europa cheio de sonhos (como Zanardi fez, no fim dos anos 90) e todos eles foram frustrados. Foi batido por outros dois Tiões, Vettel e Buemi, e sua autoestima reduziu-se a zero. Mas é um piloto com carreira sólida, que terá onde correr no futuro — seja com protótipos, seja nos EUA em monopostos de novo.