Blog do Flavio Gomes
ESPN Brasil

BONDE DO “LIMITE”

SÃO PAULO (se puder, vá) – Em duas partes, gravei na semana passada matéria no Museu dos Transportes Públicos de São Paulo, que fica pertinho do Canindé (estação Armênia do metrô, entrada franca). Muito legal o museu. Merece uma visita sem pressa. Hoje, no “Limite”, vou falar dos bondes — que deixaram de circular em […]

SÃO PAULO (se puder, vá) – Em duas partes, gravei na semana passada matéria no Museu dos Transportes Públicos de São Paulo, que fica pertinho do Canindé (estação Armênia do metrô, entrada franca). Muito legal o museu. Merece uma visita sem pressa.

Hoje, no “Limite”, vou falar dos bondes — que deixaram de circular em SP em 1968. Esse “camarão” da foto, aliás, estava numa exposição fora, no dia em que fui. Semana que vem falarei dos ônibus do acervo: dois tróleibus, um nacional e um americano, mais um Mônika de 1968 — era o nome da neta do prefeito Faria Lima…

Eu não cheguei a andar de bonde em SP. Se andei, não lembro. Tinha quatro anos quando a CMTC acabou com eles. Na Europa, várias cidades ainda usam esse transporte. Simples, silencioso, não poluente. Um charme. Alguém aqui se lembra deles? Não, garotada, bonde não tem nada a ver com tigrão, funk, essas coisas!

O museu tem ainda o Landau que serviu ao Jânio Quadros, mais um monte de material da CMTC em outras duas salas. Bárbaro. Quem puder ver, o programa vai ao ar hoje às 22h na ESPN Brasil.