Blog do Flavio Gomes
Museus & coleções

GRANDE NOTÍCIA

SÃO PAULO (breaking news) – Estava eu a caminho do Morumbi, onde gravei matéria sobre o Bianco com o grande amigo Guilherme Decanini, quando toca o celular. Ligação de um telefone de Brasília. Era Roberto Nasser (foto), jornalista, advogado, antigomobilista, curador e mantenedor do Museu do Automóvel de Brasília, criador da legislação da placa preta […]

SÃO PAULO (breaking news) – Estava eu a caminho do Morumbi, onde gravei matéria sobre o Bianco com o grande amigo Guilherme Decanini, quando toca o celular. Ligação de um telefone de Brasília. Era Roberto Nasser (foto), jornalista, advogado, antigomobilista, curador e mantenedor do Museu do Automóvel de Brasília, criador da legislação da placa preta para carros de coleção.

Era ele à frente do resgate dos quatro carros da Ford retirados hoje do museu de Roberto Lee em Caçapava. Quando ligou, estava em São José dos Campos.

A história. Os carros foram cedidos pela Ford em comodato ao museu por 30 anos. Quando Lee morreu, começou uma enorme batalha jurídica pelo acervo por conta de desavenças entre os herdeiros e o museu acabou, teve seu acervo roubado, furtado, dilapidado, destruído. Inclusive os carros que não pertenciam ao acervo, caso dos quatro da Ford. Virou um depósito de sucata. Sucata cara. Tem até um Tucker lá dentro. Um crime.

A briga por esses quatro especificamente, Capeta incluído, se arrastou na Justiça por 12 anos. A Ford queria os carros de volta, claro. Finalmente saiu a decisão favorável à empresa e Nasser foi encarregado pela montadora de resgatar os carros. Eles seguirão para o museu de Brasília, onde serão restaurados. Nasser me contou que não sabe nem se o Capeta tem motor. “Nem abri o capô. Arrombamos a porta, que estava emparedada, e tiramos os carros de lá”, disse.

Estão salvos. “É uma grande vitória e uma satisfação pessoal”, falou o Nasser, especificamente sobre o Capeta, exemplar único de um protótipo da Willys que nunca entrou em produção. Vitória mesmo. Estarão todos em ótimas mãos.

Vou dormir tranquilo e feliz com a notícia.