Blog do Flavio Gomes
Brinquedos

O FIM DO PARQUE

SÃO PAULO (que não acabe) – O Shopping Eldorado requisitou a Maurício de Sousa a área onde hoje fica o Parque da Mônica, raro espaço para diversão da criançada em SP. Estou acompanhando a história pelo Twitter (sempre ele…) do autor, @mauriciodesousa. Quando meus meninos eram pequenos, menores, eu ia sempre lá. Num dos brinquedos, […]

SÃO PAULO (que não acabe) – O Shopping Eldorado requisitou a Maurício de Sousa a área onde hoje fica o Parque da Mônica, raro espaço para diversão da criançada em SP. Estou acompanhando a história pelo Twitter (sempre ele…) do autor, @mauriciodesousa. Quando meus meninos eram pequenos, menores, eu ia sempre lá. Num dos brinquedos, a Casa do LOUCO (que não é doido, ele se chama Licurgo Ourival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, e as iniciais é que formam o apelido…), tem uma Vemaguet azul pendurada.

Que já foi retratada em quadrinhos do Maurício. Com requintes de crueldade mecânica, diga-se. A folga do eletrodo é coisa que só a turma dos dois tempos sabe direito… Tomara que levem a Vemaguet para o local onde for erguido o novo parque, porque pelo que estou entendendo, a ideia é essa, fazer um novo.

Maurício gosta de DKW e é gente boa. Quando comecei a trabalhar na “Folha”, nos idos de 1986, seus estúdios ficavam no prédio anexo, o mesmo onde funcionava “A Gazeta Esportiva”, na Barão de Limeira. A gente vivia se esbarrando nos corredores. Ele trabalhava duro, todos os dias. E sempre foi simpático e atencioso. Depois, acho, os direitos de publicação de seus gibis foram negociados com a Editora Globo e ele se mudou de lá.

A Mônica de verdade, mesmo, essa eu nunca vi lá no prédio.