Blog do Flavio Gomes
F-1

O VELHO MAX ESTÁ CERTO

SÃO PAULO (ainda me fazem madrugar!) – Foi confirmado agora no começo da manhã o que ontem à noite já parecia certo, como dá para ver no post aí embaixo. A BMW anunciou que no final do ano deixa a F-1. A cobertura completa está no Grande Prêmio. É uma “decisão corporativa” para “realinhamento da empresa” […]

SÃO PAULO (ainda me fazem madrugar!) – Foi confirmado agora no começo da manhã o que ontem à noite já parecia certo, como dá para ver no post aí embaixo. A BMW anunciou que no final do ano deixa a F-1. A cobertura completa está no Grande Prêmio. É uma “decisão corporativa” para “realinhamento da empresa” em nome de “projetos de sustentabilidade”, essas baboseiras de sempre.

É uma covardia, e uma total falta de comprometimento com o esporte.

A BMW, que fazia os motores da Williams desde 2000, comprou a Sauber no fim de 2005 e como time próprio entrou no Mundial de 2006 com planos bem razoáveis. A ideia era ganhar a primeira corrida em três anos, o que aconteceu de fato, com Kubica no Canadá/2008, e lutar pelo título logo depois. Mas foi só fazer uma bomba de carro para esta temporada, marcando apenas oito pontos em dez corridas, e pronto. A má campanha justificou aquilo que muitos diretores e acionistas queriam, tirar o time de campo. Ou da pista.

A BMW diz que a decisão foi tomada ontem. Ui. Que coisa intempestiva, não? Ontem alguém acordou, abriu o jornal, viu a classificação do campeonato e falou: “Que merda, vamos sair desse negócio e fazer carrinhos elétricos, ou movidos a óleo de linhaça”. Sei. Na verdade, é algo que vem amadurecendo desde o fim do ano passado, quando a Honda deu início à fase de deserções no automobilismo/motociclismo usando a crise econômica como desculpa.

Vamos ver se não esqueço ninguém: Honda (F-1), Audi (LMS), Suzuki (WRC), Subaru (WRC), Kawasaki (MotoGP), Mitsubishi (Dacar), agora BMW. Todo mundo pulando fora. Qual será a próxima? Renault? Toyota? Max Mosley está coberto de razão. Não se pode deixar categoria alguma nas mãos dessas empresas hoje em dia, já que elas são comandadas por conselhos de administração que cagam e andam para o que não é balanço financeiro. Não são confiáveis.

E agora? Agora, o mercado tem um ótimo piloto dando sopa, Kubica, e outro experiente e útil para essas equipes novas, Heidfeld. E uma vaga sobrando para o campeonato do ano que vem. E um time que terá um fim de ano melancólico. O que é realmente uma pena. Comprar uma equipe independente, sólida, voltada para o esporte, como era a Sauber, para fechá-la três anos depois é uma canalhice sem tamanho.