Blog do Flavio Gomes
F-1

PEDE PRA SAIR

SÃO PAULO (cada vez mais doido) – Todo mundo tem direito a opiniões, a achar o que quiser de quem for. Mas, em alguns casos, flertar com o inaceitável é… inaceitável. Bernie Ecclestone fez elogios a Hitler em entrevista ao seriíssimo “The Times”. Hitler era um debilóide assassino. Mas tem seus seguidores até hoje. OK. […]

SÃO PAULO (cada vez mais doido) – Todo mundo tem direito a opiniões, a achar o que quiser de quem for. Mas, em alguns casos, flertar com o inaceitável é… inaceitável. Bernie Ecclestone fez elogios a Hitler em entrevista ao seriíssimo “The Times”. Hitler era um debilóide assassino. Mas tem seus seguidores até hoje. OK. São pessoas desprezíveis. Mas, pelo menos, assumem o nazismo como doutrina. Por mim, poderiam todos morrer assados em fornos iguais aos que vi em Dachau, mas como o mundo é felizmente civilizado em alguns lugares, eles não são assados — são apenas processados e, às vezes, condenados quando espancam outras pessoas, na falta de outra coisa a fazer.

Bernie, no entanto, não se assume nazista. Enrustido, assopra fazendo um elogio aqui e morde com uma crítica ali, a tática mais elementar de despiste, no fundo uma escrotidão. Quando se trata de Hitler e do nazismo, não há meio-termo. Há questões em que só há um lado para defender — como no apartheid, na  tortura, na escravidão, no tráfico de drogas. Nessas coisas, e em muitas outras, o máximo que minha civilidade permite é respeitar o direito que todos têm, de novo, de pensar o que quiserem. O que me dá o direito igual de não respeitar o que pensam e achá-los todos, os que escolhem o lado errado, uns merdas.

Em certas questões, quem está do outro lado não tem desculpa. Bernie não tem desculpa.