Blog do Flavio Gomes
F-1

BELGICANAS (4)

SÃO PAULO (alguma coisa fora da ordem) – Barrichello e Raikkonen. Um desses dois deve vencer o GP da Bélgica amanhã. A classificação de hoje teve muitas zebras, a começar da pole de Fisichella, e poucas posições “normais”. Rubens em quarto é uma delas. Kimi em sexto, também. Badoer em último, a lógica das lógicas. […]

SÃO PAULO (alguma coisa fora da ordem) – Barrichello e Raikkonen. Um desses dois deve vencer o GP da Bélgica amanhã. A classificação de hoje teve muitas zebras, a começar da pole de Fisichella, e poucas posições “normais”. Rubens em quarto é uma delas. Kimi em sexto, também. Badoer em último, a lógica das lógicas. Não corre em Monza, evidentemente, mas isso é assunto para depois. Gola Profonda ainda não telefonou.

Ainda não saíram os pesos, mas acredito que Barrichello, Trulli e Raikkonen estejam mais ou menos parecidos. Fisichella, Heidfeld (outra enorme supresa, em terceiro) e Kubica (quinto) aparentam estar mais leves, principalmente o italiano.

A Red Bull, daqui até o fim do ano, com uma nova quebra de motor (agora de Webber), vai ter de administrar o ímpeto em treinos e se concentrar em corridas. É aposta certa para um pódio, mesmo largando em oitavo e nono com Vettel e Webber. Os carros são bons o bastante para crescer ao longo da prova.

Rubens tem boas chances porque o carro é bom e consistente em corrida. S e não se envolver em confusões na largada, pode se dar muito bem. Kimi, porque sempre anda bem na Bélgica. E a Ferrari cresceu nas últimas provas. Alguns dos favoritos ficaram na segunda degola afastando-os da briga na ponta, e isso vai ajudar ainda mais os dois.

A segunda parte da classificação foi das mais doidas dos últimos anos, embora o locutor oficial se preocupasse única e exclusivamente em falar de Massa. Aliás, fiz questão de contar: entre “Massa”, “Felipe” e “Felipe Massa”, o brasileiro foi citado exatas 30 vezes em uma hora de classificação. Uma a cada dois minutos, sem contar os comerciais da transmissão. Haja saco. E tudo acontecendo na pista… Assim, ninguém na TV deu o devido peso e destaque à pole incrível de Fisichella e às eliminações, do Q3, de Alonso, Hamilton e Button, todos ao mesmo tempo.

Desde o Q1 se via que a classificação em Spa seria diferente. Na primeira parte do treino, Buemi, Sutil, Heidfeld, Trulli e Fisichella chegaram a ocupar a primeira posição. A primeira degola ceifou o óbvio Badoer, o fraco Nakajima, Grosjean (pego por uma bandeira amarela do acidente de Badoer, mas azar dele, as coisas são assim; ele deve andar melhor na corrida, porém) e a dupla da Toro Rosso, Buemi e Alguersuari.

No Q2, a Toyota mostrou força (eu disse ontem que era só brilhareco, mas com Trulli não foi, não), a BMW Sauber surpreendeu colocando os dois no Q3, Button desandou, Hamilton também, Alonso sucumbiu e Barrichello emergiu.

Button é um caso a ser estudado. Nas últimas quatro provas, foi discreto. Mal, mesmo, em Valência. Nas anteriores, teve desempenho equivalente ao de Rubens, sofreu com o frio etc e tal. Mas, hoje, parece que a coisa degringolou para o inglês. Pela primeira vez no ano não passou do Q2 e larga muito longe de seu companheiro de equipe. Corre para salvar alguns pontos. E precisa ser religado à tomada se quiser ser campeão. Porque ficar só torcendo contra os outros me parece meio arriscado.