Blog do Flavio Gomes
F-1

VALENCIANAS (12)

SÃO PAULO (zzzz) – No ano passado, o GP da Europa já tinha sido um porre. Repetiu-se neste ano. Algumas ultrapassagens no início, no chamado pelotão da merda, e mais nada. Em pistas assim, a atuação individual de alguns pilotos é a única coisa que se salva. Hoje, foi de Barrichello — como já dito, […]

SÃO PAULO (zzzz) – No ano passado, o GP da Europa já tinha sido um porre. Repetiu-se neste ano. Algumas ultrapassagens no início, no chamado pelotão da merda, e mais nada. Em pistas assim, a atuação individual de alguns pilotos é a única coisa que se salva. Hoje, foi de Barrichello — como já dito, nas voltas voadoras que fez quando ficou na pista um pouco mais que Hamilton antes da segunda parada.

No mais, dizer o quê? Hamilton vinha bem. Foi traído pela incomum trapalhada da McLaren no pit stop. Quase colocaram os pneus com mantas no carro dele… Kovalento foi o que é: lento. Largou bem, graças ao KERS, e fez o papel de escudeiro para Hamilton. Mas quando perdeu a posição para Barrichello nos boxes, despencou. Depois, perdeu também para Raikkonen. Ou seja: uma posição perdida a cada parada. Sorte dele que as corridas têm, em média, só duas.

Rosberguinho, quinto, reforçou a imagem de eficiência, que vem construindo desde o começo do ano. É candidato fortíssimo a substituir Kovalainen na McLaren. Este, por sua vez, é candidatíssimo a não ser nada nem no ano que vem, nem nos seguintes. Alonso, sexto, fez uma prova burocrática, como convém ao circuito — Grosjean, esse ninguém viu direito. Button, então, pode até ganhar o campeonato; mas pelo que anda fazendo nas últimas provas, diria que entrará para aquela galeria dos campeões para quem todo mundo olha meio torto, como Alan Jones, Keke Rosberg, Damon Hill, Jacques Villeneuve… O que me surpreende, confesso, depois do início arrasador de temporada.

A Red Bull, que vinha numa toada bem regular, pontuando toda hora, começou a oscilar. Vettel quebrou outro motor e Webber, inexplicavelmente, não andou nada. Característica do circuito, talvez. Calor demais, pista meio ondulada… Nas próximas duas, Spa e Monza, pistas puras e de alta, acho que os rubrotaurinos voltam à briga.

Gostei da Force India (a Maya também), a Toyota está com cara de aposentada, a BMW Sauber (seus funcionários, na verdade) cumpriu seu papel com dignidade fazendo um pontinho com Kubica e a Ferrari…

Bem, para falar da Ferrari, prefiro esperar a ligação de meu amigo Gola Profonda.