MENU

domingo, 23 de agosto de 2009 - 12:06F-1

VALENCIANAS (12)

SÃO PAULO (zzzz) – No ano passado, o GP da Europa já tinha sido um porre. Repetiu-se neste ano. Algumas ultrapassagens no início, no chamado pelotão da merda, e mais nada. Em pistas assim, a atuação individual de alguns pilotos é a única coisa que se salva. Hoje, foi de Barrichello — como já dito, nas voltas voadoras que fez quando ficou na pista um pouco mais que Hamilton antes da segunda parada.

No mais, dizer o quê? Hamilton vinha bem. Foi traído pela incomum trapalhada da McLaren no pit stop. Quase colocaram os pneus com mantas no carro dele… Kovalento foi o que é: lento. Largou bem, graças ao KERS, e fez o papel de escudeiro para Hamilton. Mas quando perdeu a posição para Barrichello nos boxes, despencou. Depois, perdeu também para Raikkonen. Ou seja: uma posição perdida a cada parada. Sorte dele que as corridas têm, em média, só duas.

Rosberguinho, quinto, reforçou a imagem de eficiência, que vem construindo desde o começo do ano. É candidato fortíssimo a substituir Kovalainen na McLaren. Este, por sua vez, é candidatíssimo a não ser nada nem no ano que vem, nem nos seguintes. Alonso, sexto, fez uma prova burocrática, como convém ao circuito — Grosjean, esse ninguém viu direito. Button, então, pode até ganhar o campeonato; mas pelo que anda fazendo nas últimas provas, diria que entrará para aquela galeria dos campeões para quem todo mundo olha meio torto, como Alan Jones, Keke Rosberg, Damon Hill, Jacques Villeneuve… O que me surpreende, confesso, depois do início arrasador de temporada.

A Red Bull, que vinha numa toada bem regular, pontuando toda hora, começou a oscilar. Vettel quebrou outro motor e Webber, inexplicavelmente, não andou nada. Característica do circuito, talvez. Calor demais, pista meio ondulada… Nas próximas duas, Spa e Monza, pistas puras e de alta, acho que os rubrotaurinos voltam à briga.

Gostei da Force India (a Maya também), a Toyota está com cara de aposentada, a BMW Sauber (seus funcionários, na verdade) cumpriu seu papel com dignidade fazendo um pontinho com Kubica e a Ferrari…

Bem, para falar da Ferrari, prefiro esperar a ligação de meu amigo Gola Profonda.

35 comentários

  1. Paulo Franco disse:

    Meio que de rabo de olho, eu vi uma briga intensa entre Alonso e Button na primeira volta.
    Me pareceu que o Alonso forçou para cima do ingles, que tratou de tentar uma freada meio suicida, obrigando o espanhol passar por cima da zebra, pela area de escape…
    Se pegaram por umas tres, quatro curvas.
    Gostei da vitória do Barrica, mas acho que ali foi o ponto alto do GP.
    Em compensação, o GP de Sonoma da F-Indy foi duca!
    Mike Conway fez misérias nas últimas voltas e antes, Kanaan fez caca para cima do Castroneves.
    Alias, aquelas pistas do deserto, Laguna Seca, Willow Springs, Sonoma são maravilhosas.
    Sobe-desce, curvas cegas, curvas de raio variável… tudo de bão!
    Paulo Franco

  2. Mauricio disse:

    Que, em nome da tradição, a F1 mantenha alguns circuitos antigos sem nenhum ponto de ultrapassagem , como Mônaco, é até compreensível.
    Agora, incorporar pistas novas com essas características é ridículo. Aí ficam fazendo anualmente remendos imbecis no regulamento para favorecer ultrapassagens, e elas não acontecem. Por que será?

  3. MSM disse:

    Passar 1h e 30min sem ver uma ultapasagem decisiva, foi lamentável. As Mclarens prometiam um passeio, mas mesmo se não tivesse o erro do Hamilton, acho que não ganharia a prova. O desempenho foi caindo ao longo da prova e pelo menos a Brawn e a Ferrari se mostraram em melhores condições durante o gp.
    A Red Bull foi decepcionante, quebra de um carro e o Webber que estava tendo um desempenho melhor, caiu depois da 2ª parada, foram os grandes perdedores do domingo.
    Nico fez outra corrida boa, poderia chegar na frente do Kovalainen, mas não deu tempo, chegou na linha de chegada colado no finlandês ja´pensando em 2010: “estarei no seu lugar”.
    Na Reanult, só o Alonso ainda consegue fazer alguma coisa, e mesmo assim achei pouco. Pensava que ele iria fazer mais em casa, mas ele não faz milagre todas as vezes. Sobre o Grojean, pegou uam estréia numa corrida de rua, só por isso vou dar um desconto, vamos ver na semana que vem em Spa.
    Já com a “fora do circo” BMW, precisou anunciar que não correrá no ano que vem, para o Kubica voltar a pontuar. Pelo menos ele estará correndo no ano que vem ou pela Willians ou pela Renault.

  4. EdisPJ disse:

    Vitória incontestável e retumbante do Barrichello à parte, o que me indignou foi ver o Grosjean só fazer besteira…se o NAP estivesse ali hoje, era pra marcar pontos, pois no estilo de corrida que ele vinha fazendo de parar mais no meio da corrida e com suas largadas consistentes, fatalmente teria chegado nos pontos. Já o pseudo-francês só não fez mais feio que o Badoer. E pode contar que vai ser isso daqui até o final do ano e no ano que vem todo, caso ele insista em continuar tentando…

  5. Antonio disse:

    Gostei da corrida, Rubens foi perfeito
    Mesmo se a McLaren nao tivesse errado ele sairia na frente.
    Mérito pra ele
    E gostei também da recepçao que fizeram pre ele. Todo mundo de todas as equipes aplaudiu a sua chegada, foi um dos momentos mais bonitos que já vi na Formula 1.
    Momento esse que o Galvao brilhantemente comentou. Coisa de gente que sabe valorizar quem merece. Um tapa na cara com luvas de pelica em muita gente por aí.
    Uma manifestaçao de admiraçao e respeito a uma pessoa de caráter principalmente.
    Vitória histórica brasileira. A de numero 100.

    Parabéns Rubens, voce merece.!

  6. Leonardo disse:

    Esse é uma daquelas temporadas que vão passar em branco na memória dos fãs da categoria. Carros horrorosos, corridas sem graça, e nenhuma atuação individual destacada ao longo de toda a temporada. Button começou muito bem mas vai terminar de forma apagada, quase medíocre. Qual a graça de vermos um campeão assim? Não há nenhum piloto que mereça o título nessa temporada. Deveria ficar vago.

  7. Valcezar disse:

    Chamar a belissima vitória de Barrichelo de sorte é “chover no molhado”. A maioria das grandes vitórias dos melhores pilotos dos ultimos tempos, é um misto de competencia, bom carro e “Sorte”. A maioria (não todas) atuações decepcionantes da carreira do Barrica foram recheadas de falhas de equipe, estratégias mal feitas lambanças de pilotos ruins de verdade, quebra do equipamento e muito, mas muito, mas muito azar mesmo. Acho que agora vai, e que esta maré acabou (ou mudou de cockipit ; que azar do Massa ser acertado por uma Mola do carro justo de quem!! – Força Massa, rapida recuperação e melhor sorte!!!).
    Averdade é uma só, este fimde semana foi inteiro de Barrichelo, andou muito nos treinos lvres, fez o melhor tempo da classificação no Q2 (só não foi pole, devido a estratégia vencedora de partir com mais combustível) e ganharia até sem o erro da McLaren, perfeito. Boa Sorte Rubinho, competencia vc tem!!

  8. Glaucio Branco disse:

    RUBENS ..

    OLDER AND FASTER !!!

    AXÉ

  9. Kovalento, a melhor definição!

    Boa, xará!

  10. Byron disse:

    Flávio, seu blog está ótimo. Abraços

  11. Mário Mesquita disse:

    Hj deu td certo. Ó, permita-me discordar desses campeões que “se olha meio torto”. Keke era um pilotaço, quase acrobata, mereceu o titulo bem como Jacques, que venceu o Vigarista. Alan Jones foi campeão jogando Piquet pra fora no Canadá (Um blogueiro aqui lembrou e eu tb lembrava, na epoca falei um monte de palavrões). Prefiro incluir o James Hunt, playboy que herdou o carro do Fittipaldi e o Jody Schekter, que teve naquele ano uma Ferrari impecável. No mais, é torcer pro Rubinete. Avante!

  12. Neto disse:

    Novidade: Alonso fez uma corrida burocrática!!!
    Rubinho ganhando, Piquet Jr fora. Assim, fica sem graça não ter nenhum piloto brasileiro; para “os entendidos de F1″ soltar a ripa.

  13. ALEX B. disse:

    Confesso, cochilei um bom bocado da prova. Só acordei no final pra ver a consagração do Barrica. It was a boring race, so boring…

  14. Paulo disse:

    Porque o Barrichello não é competitivo assim sempre?

  15. Sanzio disse:

    Até prevejo os comentários no RankingGP:
    “Button: Correu?”
    ahuAHuhAUuAUahuAHauhaua…

    O Rubinho foi impecável. Confesso que fiquei com medo de ele fazer merda na largada e não fez; ficar atrás de um carro lento mas com KERS (Kova) assim como ficou atrás do Massa umas corridas atrás e jogou a vitória fora, e não ficar; a Brawn fazer bobagem no pit como fez alguas vezes e não fazer. Barrichello fez tudo certinho, com direito até a voltas voadoras alá Schumacher antes dos pits. Foi legal de ver, o cara há tempo merecia, desde os tempos de submissão na Ferrari, a temporada desastrosa de 2007, a incerteza se corria ou não em 2009, ver seu companheiro deslanchar nessa temporada e ficar pra trás… até o acidente com o Massa que apesar de não ser culpa dele, o deixou malzão. A “sorte”, sempre tão maldosa com Rubinho, hoje se redimiu. Fiquei feliz, gostei muito do que ví. Um domingo pra história.

  16. Leonardo Guimarães disse:

    Espero que os corneteiros nao venham com a disculpa que Rubinho ganhou só por causa do erro da Mc laren…isso é tolice pois naquele momento Rubinho era mais rapido na pista , poderia ter ficado mais duas voltas e abrir a vantagem pra voltar na frente do Hamiltoin…ele só antecipou a parada com medo do Safaty car entrar na pista e atrapalhar …
    Dá-lhe Barrica !!!

  17. gustavo disse:

    Button lider com justiça, o unico a pontuar em todas as corridas , não vai arriscar se não precisar

  18. Jorge Ortiz disse:

    Cara, como ta dificil saber quantos pontos tem cada piloto. Ninguem coloca mais a tabela de pontuação (o do site Grande Premio não atualizou ainda, no UOL não tem, no Terra somante até o quarto colocado…).
    Tudo quanto é blog especializado coloca até o que o piloto tomou no café da manhã, mas saber a pontuação de cada um no campeonato tá dificil saber…
    Não é critica não, é somente observação.

    Abraçox

  19. ok fg comcordo com tudo exeto a toyota aposentada qual foi a volta
    mais rapida na corrida timo clog com uma toyota??ou nao pelo menos duas voltas antes do final da corrida foi o que vi mas na globo eles nem comentarao..
    e a vitoria de barrichello foi cacada graças a um ERRO tipo ferrari da maclarem que ate rimo fui .
    obs quer vender o gol GT 86??

  20. Ricardo Bigliazzi disse:

    Corrida perfeita do Rubens, graças a Deus não tive as minhas expectativas frustradas dessa vez.

    Lição de casa bem feita, voltas rapidas como mandam o “manual” e um bom ritmo de prova.

    A Mclarem bobeou… azar dela… rs!!

    Abraços

    Imperador Ricardo Bigliazzi

    Obs.: Excelente corrida do Grossjean e melhor ainda do Badoer…

  21. Mauricio disse:

    O Button está sofrendo daquela síndrome do time que, na grande final do campeonato, vira o 1o. tempo ganhando de 1X0 e no segundo tempo não sabe se ataca ou se defende.
    A largada dele foi de um excesso de cautela assombroso.
    Acho que daqui pra frente ele deveria só treinar leve, pra largar na frente e se livrar das incômodas disputas de posições do pilotão intermediário na primeira curva. Depois perderia uma ou duas posições na estratégia, mas terminaria sempre entre os 5 primeiros, o que pra ele já é suficiente.

  22. Edgard disse:

    Gomes, eu já estava para comentar há uns 3 GPs, e cada vez mais me dá a impressão que o Button está ‘amarelando’….o que vc acha disso, pois para mim os sinais são claros, eu diria até evidentes! Me lembra o mesmo piloto do ano passado, apático nas situações complicadas, parece que precisa ter absolutamente td na mão para dar certo, como no começo do campeonato. E digo isso sem qquer patriotada, pois o Barrica precisaria ser sempre o que foi hj, e sabemos que isto não acontece infelizmente…

    O que vc acha gomes, o botão amarelou?????

  23. goya disse:

    BARRICA PRECISARIA NASCER PELO MENOS: 9 VEZES PARA IGUALAR O SCHUMI, 5 VEZES PARA IGUALAR PROST, 4 VEZES PARA IGUALAR SENNA, 3 VEZES PARA IGUALAR MANSELL, 2 VEZES PARA IGUALAR PIQUET, ETC.. BRINCADEIRA CADA UM TEM O SEU VALOR EM SUA RESPECTIVA ÉPOCA, E COMO ESCREVEU FG, A CARREIRA DE RUBENS FOI DE ALTOS E BAIXOS, TALVEZ SE MANTESSE A REGULARIDADE DE HOJE CONSEGUIRIA MAIS VITÓRIAS NA CARREIRA E TALVEZ ALGUM TÍTULO. PORÉM TEMOS QUE ADMITIR QUE ELE GUIOU MUITO NESTE FIM DE SEMANA, LEMBRANDO UM CERTO PILOTO QUE ACOMPANHAMOS A ALGUM TEMPO E QUASE PRESENCIOU ESTE FEITO NA PISTA…..

  24. kikomendes disse:

    O Grosjean foi tão invisivel quanto o Piquet…

  25. edu disse:

    Espero q o Máximo também te ligue, Gomes.
    Se ele não morreu de raiva hoje, não morre mais.

    “Mensagem do Massa”? É pra deixar qualquer um puto!!!!

  26. Voltei pra dizer que os apelidos estão impagáveis! Muito Bom!

  27. Marcelo D disse:

    E eu tinha dito no comço do ano que o Button lembrava o Alan Prost, por sua regularidade, etc e tal… queimei a língua.

  28. não poderia de voltar e dizer que os apelidos estão impagáveis!!!! Muito Bom!!!!

  29. Bugre disse:

    E o Glock fez a volta mais rápida de Corolla na penúltima volta…

  30. disse:

    Vida longa a Brawn. Sucesso no ano de estréia. O rubinho vai ser o 2º Piloto a vencer pela equipe. No pacote que a Mclaren garfou da Ferrari, se confudiram e usaram a tática da trapalhada no pit.

  31. Daniel Neves disse:

    “diria que entrará para aquela galeria dos campeões para quem todo mundo olha meio torto, como Alan Jones, Keke Rosberg, Damon Hill, Jacques Villeneuve”

    pode até ser… mas em termos de simpatia, carisma, acho que não… seria, vamos dizer, um campeão simpático, legal… que deixará boas lembranças por conta da equipe legal também que correu

  32. Felipe Soares disse:

    Não quero nem saber como o camarada gomov paga o gola pelas informações.

  33. Flavio…

    Eu gostei muito da vitória, mas olha, eu amei a Force India hj, acredito no trabalho deles, e estão evoluindo!!! Parabéns Robert e cia!!!

    abços

  34. Fabiano disse:

    OTIMO POST flavio, sem aquela viadagem de gola.

  35. marcelo disse:

    Acredito que Barrichello iria ganhar mesmo sem o erro da McLaren. Ele saiu 6 seg a frente de Hamilton (o erro da equipe foi de 4 s). Alem disso, chamaram o Barrichello 2 voltas antes (ver pitstop do Button) porque estavam com medo de uma bandeira amarela pelo estouro do pneu do Nakajima… Ou seja, ganharia com ou sem o erro da McLaren…

    abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>