Blog do Flavio Gomes
F-1

VALENCIANAS (14)

SÃO PAULO (ufa, terminei!) – Todo o pessoal da McLaren, nas declarações oficiais e também nas entrevistas fora dos comunicados de imprensa, acha que Barrichello ganharia a corrida mesmo se Hamilton não tivesse tido o problema que teve na segunda parada. É possível que todos tenham razão. Quando foi para os boxes, na volta 37, […]

SÃO PAULO (ufa, terminei!) – Todo o pessoal da McLaren, nas declarações oficiais e também nas entrevistas fora dos comunicados de imprensa, acha que Barrichello ganharia a corrida mesmo se Hamilton não tivesse tido o problema que teve na segunda parada. É possível que todos tenham razão. Quando foi para os boxes, na volta 37, Lewis tinha menos de 4s de vantagem para o brasileiro, que encaixou três voltas voadoras e poderia passá-lo na parada seguinte. Que foi feita na 40ª, mas poderia ter sido feita um pouco depois. Pelos cálculos da McLaren, a vantagem, para que Hamilton tivesse chances de vencer, teria de ser de 7s ou 8s.

Apenas para constar, a primeira parada custou a Lewis 22s218 e a segunda, 25s599. No total, perdeu 47s817 nos boxes. Rubens gastou 20s972 e 19s021, total de 39s993. Foram 7s824 de “lucro” em relação ao mclariano. Não dá para afirmar com 100% de certeza que ele voltaria na frente, nem o contrário. Seria muito próximo, de qualquer forma, bem mais do que acabou acontecendo, com o marca-texto voltando bem à frente de Hamilton, mais de 6s.

A tática da Brawn foi muito inteligente. Barrichello abriu mão da pole porque sabia que na largada, com KERS, Hamilton e Kovalainen provavelmente conseguiriam passá-lo. Preferiu largar um pouco mais atrás, mais pesado, para resolver a corrida nas “janelas” de voltas em que ficaria na pista depois das paradas dos prateados. Ontem eu dizia que precisaria de uma largada assombrosa. Falei besteira. Se conseguisse se manter perto de Kovalainen, desde que Hamilton não sumisse na frente, já daria. Rubens ficou perto de Kovalainen, Hamilton não sumiu na frente, e ainda teve o piripaque no pit stop. Assim, deu tudo certo para ele.

Barrichello não ganhava uma corrida havia cinco anos. Eu arriscaria dizer que não fazia uma boa corrida de verdade havia cinco anos — com a exceção de Silverstone no ano passado, um pódio circunstancial, porém, um bom resultado, claro, mas não necessariamente uma boa corrida.

E vocês, o que acham?

(Famosa pergunta para turbinar comentários, hehehe…)