Blog do Flavio Gomes
F-1

MILANESAS (5)

SÃO PAULO (fome monstro) – Dizem os pilotos que o KERS dá 0s4 por volta em Monza. Com ele, Hamilton fez sua segunda pole no ano agora há pouco, enfiando quase 1s em Barrichello e Button, quinto e sexto no grid. Donde concluo que a dupla marca-texto deve mesmo estar um pouco mais pesada que […]

SÃO PAULO (fome monstro) – Dizem os pilotos que o KERS dá 0s4 por volta em Monza. Com ele, Hamilton fez sua segunda pole no ano agora há pouco, enfiando quase 1s em Barrichello e Button, quinto e sexto no grid. Donde concluo que a dupla marca-texto deve mesmo estar um pouco mais pesada que os prateados teuto-britânicos, mas não sei se tanto assim. Cravar uma estratégia de uma parada apenas para a Brawn e duas para McLaren e Ferrari, só depois de ver os pesos. Como ainda não saíram, não vou chutar.

Dá para ganhar em Monza parando duas vezes contra quem para apenas uma, porque o pit stop é breve  e a corrida é pau puro. Mas é preciso, para os mais leves, andar num ritmo alucinante para abrir os segundos que compensem a parada a mais. Assim, desenroscar da largada é muito importante.

Button e Barrichello, rivais à parte, farão uma corrida particular. Um olhando para a cara do outro, marcando o colega, tentando chegar à frente. O resto que se mate. Porque a Red Bull perdeu força vertiginosamente, largando em nono e décimo com Vettel e Webber, ambos preocupados com seus motores, sem nem poder treinar direito. Acho que estão dando adeus à briga pelo título, deixando tudo para os BBB.

Sutil, claro, foi o nome do fim de semana italiano até agora, como fora Fisichella em Spa. Um “dalit” cercado de gente com KERS por todos os lados (ou seria Kimi o “dalit”, cercado de Mercedes por todos os lados?). A Force India se vale de um bom motor, ótima velocidade em reta e de um carro que seria perfeito para provas de arranacada, que dispensam as curvas. O sorriso do alemão depois de fazer o segundo tempo foi o maior barato. E Liuzzi merece aplausos, também. Sétimo logo de cara, na volta às pistas, ficou de muito bom tamanho. Bem melhor que Fisico, que amargou um 14º na estreia pela Ferrari, enquanto Raikkonen fazia o terceiro tempo lá na frente.

Deve haver alguma maldição nesse segundo carro vermelho.

O melhor tempo do fim de semana acabou ficando com Button, 1min22s955 no Q2. Mas a Brawn não foi lá muito consistente desde sexta. McLaren e Force India, sim. E Kimi, se eu tivesse de arriscar um nome, seria uma boa aposta para a vitória. Talvez esteja um pouco mais pesado que os dois à sua frente e não muito mais leve que os que estão atrás. Mezza aliche, mezza mozzarella.

Nas decepções do dia, BMW na pole. Seus dois motores arrebentaram, deixando Kubica e Heidfeld na mão. Toyota logo depois: os dois da Williams, que usam os motores de Corolla, foram degolados no Q1, junto com Glock. Trulli ainda arrancou um 11º.

Disseram que ia chover, não choveu. Quer dizer, está chovendo agora, bem na hora da largada da GP2. Amanhã, não sei. Mais tarde, se der vontade, eu volto.

Ou se descobrirem alguma suruba no motorhome da Force India.