Blog do Flavio Gomes
F-1

SUSHI (1)

BERLIM (de saída) – Só agora li tudo e vi os melhores momentos do treino que definiu o grid em Suzuka. Como não assisti ao vivo (não tem TV no meu quarto), serei comentarista de resultados, o que é bem mais fácil… O sábado foi de pancadaria geral, acidentes com Glock (será que corre?), Alguersuari, Kovalainen […]

BERLIM (de saída) – Só agora li tudo e vi os melhores momentos do treino que definiu o grid em Suzuka. Como não assisti ao vivo (não tem TV no meu quarto), serei comentarista de resultados, o que é bem mais fácil…

O sábado foi de pancadaria geral, acidentes com Glock (será que corre?), Alguersuari, Kovalainen e Buemi — fora o porrão de Webber, que se espatifou no último treino livre e não teve carro para a classificação.

Quando acabou, metade do grid estava no hospital e a outra metade, na torre, chamada pelos comissários. Muita gente não levantou o pé nas bandeiras amarelas e cinco foram punidos com perda de cinco posições no grid: Sutil, Barrichello, Button, Buemi e Alonso.

Então vamos lá… Rubens se classificou de novo à frente de Jêissãn, padrão estabelecido na segunda metade da temporada. A diferença para Cingapura é que hoje os dois foram para o mesmo barco do Q3, e ambos determinaram seus pesos em combustível, muito parecidos: 660,5 para o brasileiro, 658,5 para o inglês. Na última prova, Button teve a chance de largar mais pesado, e como Barrichello tinha perdido cinco posições por troca de câmbio, as coisas ficaram melhores para ele.

Estratégias parecidas para a dupla marca-texto no Japão, pois. Eles largariam em quinto e sétimo e fariam uma provinha de gato e rato para ficar ali nos pontos, logo depois da zona de pódio. Agora, porém, caíram para décimo e 12º, exatamente como em Cingapura. Farão a mesma provinha de gato e rato, mas vai demorar um pouco para que entrem na zona de pontuação. Dependerão de boas largadas, é claro, mas menos do que nas ruas iluminadas da última corrida. Suzuka é uma pista de verdade e tem pontos de ultrapassagem.

Vettel, Trulli e Hamilton, até agora, foram os que deram mais pinta de que podem chegar na frente. Trulli, como sempre, dependendo da lua e das conjunções astrais. Mas os outros dois são candidatos fáceis ao pódio. Hamilton pode usar o KERS na largada para tentar jantar os dois da primeira fila, Mas acho que Vettel vai vender caro a posição.

Palmas para Raikkonen, que mesmo demitido e com uma Ferrari parada no tempo arrancou um bom quinto lugar no grid corrigido e é aposta também para pódio. Fisichella, mais uma vez, ficou no Q1, uma coisa medonha. A Force India voltou a andar bem com Sutil, quarto colocado (mais leve que a concorrência) até as punições. É um time com perspectivas interessantes para o ano que vem. E a BMW Sauber vai encerrando sua vida com dignidade, com os dois pilotos entre os oito primeiros.

Não choveu, e a meteorologia errou. Para a corrida, a previsão é de sol. Vamos ver.

Agora preciso pegar uma estradinha. Vou para Dresden.