Blog do Flavio Gomes
F-1

TOYOTA

SÃO PAULO (pingando) – Está nos pasquins europeus de hoje. No fim de semana, a Toyota vai dizer alguma coisa sobre sua presença na F-1. Há uma expectativa latente de que faça o que já fizeram Honda e BMW: diga tchau. Existem indícios. O primeiro, avisar seus pilotos que eles não ficarão no ano que […]

toyoSÃO PAULO (pingando) – Está nos pasquins europeus de hoje. No fim de semana, a Toyota vai dizer alguma coisa sobre sua presença na F-1. Há uma expectativa latente de que faça o que já fizeram Honda e BMW: diga tchau. Existem indícios. O primeiro, avisar seus pilotos que eles não ficarão no ano que vem. O segundo, revelar alguém como Kobayashi e não confirmar imediatamente que ele corre em 2010 — só faz sentido se não houver equipe. O terceiro, o rompimento do contrato com a Williams. Hoje, montadora na F-1 tem de fazer motor para mais de um time, senão a coisa fica inviável economicamente.

As vendas mundiais da Toyota estão caindo desde o início da crise econômica em setembro do ano passado. A empresa está, como dizem os financistas, tendo de “reposicionar” a marca.

Na F-1 desde 2002 gastando os tubos, a Toyota nunca conseguiu resultados à altura de seus investimentos na categoria. Faltou ousadia, entre outras coisas para contratar pilotos. A equipe não teve nenhum de ponta nesse tempo todo, alinhando sempre uma turminha de segundo escalão. Não ficarei chocado, surpreso ou abismado se os japoneses tirarem seu time de campo. A ver.