Blog do Flavio Gomes
Stock Car

NA ESTOQUE (2)

SÃO PAULO (lá vem…) – E conta a Evelyn, direto de Interlagos, que a Stock Jr. (lançada há alguns anos como celeiro de novos pilotos, algo que iria revolucionar o automobilismo brasileiro e só serviu mesmo como caça-níqueis) será extinta. Assim como a Copa Vicar (antiga Light), até onde eu sei. Sobrará a Pick Up […]

Race-Mini-032

SÃO PAULO (lá vem…) – E conta a Evelyn, direto de Interlagos, que a Stock Jr. (lançada há alguns anos como celeiro de novos pilotos, algo que iria revolucionar o automobilismo brasileiro e só serviu mesmo como caça-níqueis) será extinta. Assim como a Copa Vicar (antiga Light), até onde eu sei. Sobrará a Pick Up Racing, ou seja lá o nome que isso vai ter, com bolhas da Montana, da GM.

Mas amanhã vão anunciar com pompa a criação do Mini Challenge como substituta da Jr., o que é uma falácia. Não há troca de uma por outra, nesse caso. Há a extinção da Jr., acabou, pronto. E o início de um novo campeonato que nada tem a ver com a fórmula estoquiana, chassi tubular + bolha de alguma coisa. Vão usar os Minis, que viraram fetiche da turma endinheirada. É um carro muito bacana, gostoso e divertido de guiar, há torneios espalhados pelo mundo.

Mas é um negócio caro, e portanto será mais uma categoria para riquinhos e, eventualmente, vips participarem, BBBs, apresentadores de TV, atores e atrizes, essas coisas. Não tenho nada contra, apenas que não se venda esse torneio como uma iniciativa altruísta para criar novos pilotos que um dia brilharão nas pistas do Brasil e do mundo. Será apenas mais um campeonato monomarca para fazer dinheiro — não há mal nenhum nisso, repito —, mas tecnicamente inexpressivo e desimportante. Divertido, porém. Se eu fosse rico, arrumava um desses para correr.