Blog do Flavio Gomes
F-1

SOBRE AS REGRAS (1)

SÃO PAULO (pra quê simplificar?) – O Conselho Mundial da FIA deve aprovar semana que vem duas novas regras para 2010. Uma na pontuação, e dela falo daqui a pouco. Outra, sobre o uso de pneus. A ideia aprovada pelas equipes é que os dez carros que forem ao Q3 larguem com os pneus que […]

SÃO PAULO (pra quê simplificar?) – O Conselho Mundial da FIA deve aprovar semana que vem duas novas regras para 2010. Uma na pontuação, e dela falo daqui a pouco. Outra, sobre o uso de pneus. A ideia aprovada pelas equipes é que os dez carros que forem ao Q3 larguem com os pneus que forem usados na última parte da classificação.

Acho meio besta, essa história. Não creio que alguém vá sacrificar a classificação por isso. Com o pouco tempo que dura o Q3, quantas voltas os caras dão? Meia-dúzia? Largar com um pneu que deu seis voltas, sendo duas no gás total, e outras duas a meio-pau, não é tão diferente assim do que largar com pneus zero bala. Ainda mais que, por conta do fim do reabastecimento, os pneus serão mesmo mais resistentes neste ano, porque os carros vão andar a maior parte do tempo com bastante peso de gasolina.

O resultado prático será ver os dez primeiros parando nos boxes antes que os que se classificarem mais atrás. Mas não tanto assim. Três, quatro voltas. E esses dez primeiros, salvo algumas exceções de praxe, vão sempre iniciar as corridas com os pneus mais macios, enquanto os demais podem optar por fazer a primeira parte da prova, até o primeiro pit stop, com outros compostos.

Não vai mudar muito o preço do dólar, acho.