Blog do Flavio Gomes
F-1

T127

SÃO PAULO (British Green is back) – E apareceu a margarida, agora oficialmente. A Lotus mostrou agora há pouco em Londres o carro que será pilotado pela dupla mais sem sal do grid em 2010, Trulli e Kovalainen. Tony Fernandes é o dono da nova equipe, que usa o nome da antiga graças à compra, […]

SÃO PAULO (British Green is back) – E apareceu a margarida, agora oficialmente. A Lotus mostrou agora há pouco em Londres o carro que será pilotado pela dupla mais sem sal do grid em 2010, Trulli e Kovalainen. Tony Fernandes é o dono da nova equipe, que usa o nome da antiga graças à compra, anos atrás, dos direitos de uso da marca Lotus pela Proton da Malásia — é o governo do país que está entrando com a maior parte da grana necessária para a empreitada, e a Proton, fabricante de carros de passeio, é estatal.

Semana passada a “Autosport” inglesa já havia flagrado o carro fazendo o shakedown em Silverstone. É bonito. O grid estará bem colorido neste ano, com a volta do British Green que marcou o início da era de glórias da Lotus nos anos 60. O time carrega uma herança e tanto. O nome de batismo foi T127 (eu tinha visto errado, T172, corrijo agora). Vou chutar. T de Tony Fernandes? 1 de primeiro carro da nova equipe? Se fosse 72, como eu achei que era, poderia ser uma homenagem ao modelo mais marcante da história da Lotus, a preta do Emerson… Mas 27, juro que não sei.

O projeto é assinado por Mike Gascoyne, que teve bons momentos na categoria no final da década de 90 e início do anos 2000, mas acabou queimando o filme com uma péssima passagem pela Toyota, não conseguindo mais se firmar em equipes importantes.

Assim, são 11 as equipes que mostraram seus carros para 2010. Faltam a Campos e a USF1, que ainda não têm o que mostrar. Na pior das hipóteses, a primeira corrida do ano, no Bahrein, terá 22 pilotos na largada. É melhor que os 20 dos últimos anos. Mas é pior do que os 26 que se esperava.