Blog do Flavio Gomes
Automobilismo brasileiro

NA LINHA

SÃO PAULO (e nada) – Informa o amigo Américo Teixeira que amanhã, dia 16, Cleyton Pinteiro completa um ano na presidência da CBA. Alguém notou alguma mudança no automobilismo brasileiro, fora a extinção da boa revista feita pelo brother? Vejamos. A Stock Light acabou e virou corrida de bolha de picape. A Stock Jr. acabou […]

SÃO PAULO (e nada) – Informa o amigo Américo Teixeira que amanhã, dia 16, Cleyton Pinteiro completa um ano na presidência da CBA. Alguém notou alguma mudança no automobilismo brasileiro, fora a extinção da boa revista feita pelo brother? Vejamos. A Stock Light acabou e virou corrida de bolha de picape. A Stock Jr. acabou e abriram-se as portas para uma categoria de Mini, que não sei direito quantos carros vai ter, nem quando vai começar. Nos monopostos, continuamos zerados, exceção feita à categoria criada pelo Felipe Massa, que ainda não começou. Em Turismo, espera-se pelo início do Trofeo Linea. Como se vê, as duas novidades são iniciativas do Felipe e da Fiat, não da CBA. Os autódromos continuam uma piada, cada vez piores. O de Goiânia, por exemplo, virou palco de baladas ilegais regadas a drogas, bebida e palhaços queimando pneus. É só dar uma busca no VocêTubo.

Vamos bem.

Sobre o Trofeo Linea, reproduzo texto e foto recebidos do pessoal que faz assessoria para a MetalMoro, que está trabalhando na montagem dos carros:

Atualmente na MetalMoro, mais de 20 profissionais trabalham em média 60 horas semanais para atingir o prazo de entrega dos 25 carros que irão participar do Trofeo Linea, da Fiat, a partir de abril. Desde dezembro a empresa trabalha na preparação destes carros, projetando todos os componentes e sistemas necessários para tornar o Fiat Linea um legítimo carro de Turismo. Com este propósito vem desenvolvendo uma nova geometria de suspensão para os eixos dianteiro e traseiro e um inovador sistema de freios. Muitos componentes de aço e ferro fundido são substituídos por ligas especiais de alumínio, fibra de vidro e fibra de carbono, para redução de massa e garantia de segurança e durabilidade em condições severas de uso. Também está sendo projetada uma estrutura de segurança (santantônio) com uma liga especial de aço, além de modificadas as posições do motor e do câmbio para adaptação à nova geometria da suspensão. Os carros serão equipados com motor 1.4 turbo FPT (Fiat Powertrain), câmbio sequencial Sadev de seis marchas com mudanças feitas através de toques na alavanca e pneus Pirelli P ZERO 235/625 R16. O sistema de freios recebe novos discos, pinças, pastilhas Brembo e cilindros mestres Doppler. Já a suspensão terá molas Feeder e amortecedores Koni com regulagens de altura e coeficiente de amortecimento. O cockpit possuirá painel e console em fibra de carbono, bancos concha Sparco com proteção para a cabeça, painel de aquisição de dados Magneti Marelli e comandos dispostos ao alcance do piloto. O projeto, que conta com mais de 30 fornecedores atuando diretamente nos carros, envolve, ainda, o desenvolvimento e fabricação de peças, testes de pista, compra de matéria prima e peças, importação de materiais e montagem dos automóveis.

Tudo parece estar caminhando, ao menos para este campeonato. E a descrição do carro é promissora. Pelo jeito, vai ser coisa de primeira. Tomara.