Blog do Flavio Gomes
Indy, IRL, ChampCar...

SENNA, 50 (1)

SÃO PAULO (cenas raras) – Acho que todo mundo sabe que, um dia, Ayrton Senna andou com um carro de F-Indy. Foi no final de 1992. Ele estava às turras com Ron Dennis, por questões salariais, e não renovou o contrato para o ano seguinte. Seu sonho era correr na Williams, e quando revelou isso […]

SÃO PAULO (cenas raras) – Acho que todo mundo sabe que, um dia, Ayrton Senna andou com um carro de F-Indy. Foi no final de 1992. Ele estava às turras com Ron Dennis, por questões salariais, e não renovou o contrato para o ano seguinte. Seu sonho era correr na Williams, e quando revelou isso publicamente, o chefe não gostou nadica de nada.

Assim, o ano foi chegando ao fim e nada de contrato. Talvez para dar uma pressionada, talvez apenas para sentir o gostinho, o fato é que Senna aceitou o convite de Emerson Fittipaldi e foi aos EUA para dar umas voltas num Penske-Chevy, patrocinado pela mesma Marlboro que bancava as contas da McLaren. Pena que a pista era muito fraquinha, Firebird, em Phoenix.

O vídeo com a reportagem da TV Bandeirantes, feita por Silvia Vinhas, está neste link aqui, no VocêTubo. Muito bacana. Lá pelas tantas, Ayrton diz que, mais dia, menos dia, acabaria correndo nos EUA. Lembro como repercutiu a declaração. Foi um estrondo.

Quem mandou a dica de vídeo foi o blogueiro Pétrico Pórticus.

Senna faria 50 anos neste mês, no dia 21. Na medida do possível, vou tentar postar todos os dias, até o aniversário, algo diferente sobre este que é um dos maiores ídolos que o esporte brasileiro já teve. Fotos, vídeos, histórias que não se encontram tão facilmente por aí, sem preocupação cronológica, sem tom laudatório e choroso, que a história de Ayrton não precisa disso. O que ele fez nas pistas basta.