MENU

sábado, 6 de março de 2010 - 18:06Indy, IRL, ChampCar...

SENNA, 50 (1)

SÃO PAULO (cenas raras) – Acho que todo mundo sabe que, um dia, Ayrton Senna andou com um carro de F-Indy. Foi no final de 1992. Ele estava às turras com Ron Dennis, por questões salariais, e não renovou o contrato para o ano seguinte. Seu sonho era correr na Williams, e quando revelou isso publicamente, o chefe não gostou nadica de nada.

Assim, o ano foi chegando ao fim e nada de contrato. Talvez para dar uma pressionada, talvez apenas para sentir o gostinho, o fato é que Senna aceitou o convite de Emerson Fittipaldi e foi aos EUA para dar umas voltas num Penske-Chevy, patrocinado pela mesma Marlboro que bancava as contas da McLaren. Pena que a pista era muito fraquinha, Firebird, em Phoenix.

O vídeo com a reportagem da TV Bandeirantes, feita por Silvia Vinhas, está neste link aqui, no VocêTubo. Muito bacana. Lá pelas tantas, Ayrton diz que, mais dia, menos dia, acabaria correndo nos EUA. Lembro como repercutiu a declaração. Foi um estrondo.

Quem mandou a dica de vídeo foi o blogueiro Pétrico Pórticus.

Senna faria 50 anos neste mês, no dia 21. Na medida do possível, vou tentar postar todos os dias, até o aniversário, algo diferente sobre este que é um dos maiores ídolos que o esporte brasileiro já teve. Fotos, vídeos, histórias que não se encontram tão facilmente por aí, sem preocupação cronológica, sem tom laudatório e choroso, que a história de Ayrton não precisa disso. O que ele fez nas pistas basta.

82 comentários

  1. adriano (titi) ctba disse:

    Sua
    Energia
    Nunca e
    Não
    Acabara

  2. adriano (titi) ctba disse:

    S E N N A
    u n u ã c
    a e n e o b
    r c a
    g a r
    i a
    a

  3. Helia disse:

    Senna…sem palavras meu maior Idolo ,até hoje eu choro quando escuto o Hino da vitoria…

  4. bidi disse:

    camarada eu tive a honrra de acompanhar as corridas do senna e sem mais palavras ele e simplesmente o melhor…. o melhor do mundo, o melhor de todos os tempos, e não sou eu quem acha isso e o mundo…….

  5. MARTA disse:

    [I][RED]SENNA ,ACELERA AI QUE AGENTE CONTINUA TORCENDO POR VC AQUI.

  6. Anonimo. disse:

    Muitos mitos jogados nos cometários de alguns. Mas a matéria é boa.

    Só para constar. Senna foi um dos melhores ”acertadores” da F1. Joe Ramirez, Bernad Duddot e outros que trabalharam com ele ficavam abismados com a capacidade do Senna de detectar os mínimos detalhes e buscar os milésimos necessários.

    Procurem ler mais.

  7. Angelo Simoes disse:

    Vou fazer um comentario da primeira nota: Apesar de ter dito que correria um dia na Indy esta não era a vontade do Senna. Ele mesmo declarou depois e antes, que correr nos ovais era loucura. O teste foi para dar uma pressionada no Ron Dennis. E ele fez em 1993 a sua melhor temporada na F1, mesmo com um motor ford segunda geração já que a Benneton tinha a preferencia. Quanto aos que dizem que na vida pessoal ele era um bosta, procurem conhecer a sua historia antes. Quanto a ele não poder ser comparada aos pilotos que gostavam de desenvolver carro, ele sempre disse que ele gostava de correr e nao de treinar, entao reclamem com ele via mediuns. Quanto a opinião de Sennistas, vivemos numa democracia? Pode falar mal, mas é proibido falar bem? Cada um torce ou é fã de quem quer e o Ayrton Senna era ídolo antes de morrer. Lógico que muitos aproveitaram a morte dele para ganhar com isso, mas ele não foi o responsável. Quanto a ser o melhor de todos os tempos, os que não aceitam deviam reclamar com os que o elegeram e não com seus fãs. Ah. Eu tenho o Senna como meu grande ídolo, mas como conheço um pouco da historia da F1 acho que o Jim Clark foi o maior piloto de corridas que existiu. Disse piloto de corridas e nao acertador de carros.

  8. vicente disse:

    Senna foi um piloto fantástico, talvez o mais eficiente dos tempos que pude acompanhar (e começei com 5 anos vendo o Emerson). Em termos de habilidade, só comparável ao Mansell, e bem superior a este em técnica (quesito no qual se equivalia a Prost, Emerson), além de um arrojo incrível (não selvagem como Villeneuve, mas elegante como Peterson -capaz de tirar leite de pedra). Mas concordo com outro leitor abaixo, a “Flamenguização” que sua torcida faz dele afasta qulaquer pessoa que não o tivesse como ídolo número 1.

  9. Vicente disse:

    Saudações Uirapurianas Flávio,

    … mas vocêtubo tá feio e mal traduzido!
    Que tal vocênotubo ou vocêentubado (vocêntubado?)

  10. Mauro José Santana Júnior disse:

    Realmente este teste do Senna na Indy foi uma bomba, pena que a pista era muito fraca, pois se o teste tivesse ocorrido em Elkhart Lake ou em Watkins Glen, acho que a historia seria outra!

  11. helder disse:

    Bacana ver o teste do Ayrton pela Penske, talvez tenha faltado apenas uma passagem pela Indy-CART pra coroar sua brilhante carreira e torna-la completa ao passo como foi feita por outros brasileiros ex-f-1 como Christian, Boesel, Gugelmin e Moreno… Ayrton teria maior facilidade em encontrar portas abertas em equipes de ponta

  12. bneks disse:

    Flavio Gomes, boa noite.

    É uma honra ter mais um vídeo do meu canal do Vocêtubo descrito numa coluna sua, de um jornalista de tal magnítude, respeito, bagagem profissional e conhecimento como você. Agradeço também o blogueiro Pétrico Pórticus, um respeitável conhecedor do assunto, inscrito no canal, que indicou mais uma vez à sua coluna um vídeo que enviei.

    Aproveito a oportunidade para enviar o link de mais um vídeo que postei: http://www.youtube.com/watch?v=3_aUXm9CMaM . Não é um vídeo raro, raro… Entretanto, acredito, que visto por poucos brasileiros como eu. O contexto da produção do vídeo pela devida emissora encontra-se na sua própria descrição. Espero que todos gostem.

    Parabéns pelo sucesso e pelo trabalho que me deixa sem palavras para descrever.

    Abraços

    bneks

    http://www.youtube.com/bneks

  13. Eduardo disse:

    Assisti na época essa reportagem. Estranho hoje uma reportagem longa como essa. Não lembro se as reportagens daquela época eram “demoradas” assim.
    Depois que revi essa achei essa outra http://www.youtube.com/watch?v=yU5P6HCPfi0

    , Senna, Prost e Piquet. Alguém consegue entender / captar o que o Piquet e o Senna falavam enquanto o Prost era entrevistado? Curioso! Acho que conversaram em português inclusive.
    Eduardo de São Caetano do Sul

  14. Como a McLaren estava perdendo espaço para a Williams, era bem típico dele fazer essas ceninhas.

    Até nisso tem viúva que consegue ver mérito!

    Culhões para fazer a McLaren readiquirir o espaço perdido, ele não tinha. Por isso Prost, Piquet e Schumacher (só para ciar quem correu contra ele) são melhores que ele. Esses três últimos tinham capacidade para desenvolver um carro, não apenas sentavam e aceleravam, coisa que por sinal o Ayrton fazia muito bem. Infelizmente para ele, piloto não é só isso e felizmente para ele, ele conseguiu sentar no cockpit certo, na hora certa.

    E sim, Flávio Gomes, já estou preparado para os xingamentos.

  15. Zé Graça disse:

    Flavio, e sobre aqueles 1000Km de Nurburgring que ele correu ao lado do Pescarolo usando um Porsche da Jöest? Tem nada , não? Seria muito legal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>