Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

BRASÍLIA, 50 (FIM)

SÃO PAULO (e muitos anos de vida) – Eu não tinha ainda uma foto legal para encerrar a série dos parabéns a Brasília pelos seus 50 anos. Algumas opções, mas nada realmente inédito e/ou marcante, ao menos para este que vos bloga. E o Clébio Júnior, que ajudou muito neste mês com suas contribuições, me […]

SÃO PAULO (e muitos anos de vida) – Eu não tinha ainda uma foto legal para encerrar a série dos parabéns a Brasília pelos seus 50 anos. Algumas opções, mas nada realmente inédito e/ou marcante, ao menos para este que vos bloga. E o Clébio Júnior, que ajudou muito neste mês com suas contribuições, me salvou.

A foto é de 1969 na rodoviária e o carro, desnecessário dizer, um Belcar 1967. Parece ser cinza. E aí vem algo que nem todos sabem. Brasília foi uma cidade tão planejada que nos documentos de sua implantação havia um item que descrevia como deveriam ser os táxis da novacap. E estava lá, com todas as letras: o carro escolhido para compor a frota de táxis brasiliense foi o DKW sedã fabricado pela Vemag, e todos deveriam ser da cor cinza.

Desconfio que tal norma nunca foi aplicada, não tenho notícias de um monopólio de DKWs na praça em Brasília, mas os que vivem no Planalto há mais tempo devem se lembrar de algo. Houve isso? Nunca encontramos, nós vemagueiros, fotos que comprovem o fato. Mas os documentos existem, e alguém até me mandou um link. Estou com preguiça de procurar, mas uma boa “gugada” deve resultar em algo, e se alguém achar o texto original, é só colocar nos comentários.

Para fechar, uma indicação que recebi pelo Twitter. Neste link aqui, do site do Amir Nasr, tem um belo texto de alguém que desembarcou em Brasília há mais de 50 anos vindo do Líbano e lá fez sua vida. Mais uma de milhões de histórias muito ricas que, no fundo, são a história do Brasil.