Blog do Flavio Gomes
Arquitetura & urbanismo

ENCHE O TANQUE (28)

SÃO PAULO (e deu por hoje) – Meu amigo Rogério Gonçalves, dono de cemitérios verticais, foi quem mandou a foto do Posto Catacumba, na Lagoa, Rio. Na verdade, mandou outra foto, muito ruim, diga-se, e fui atrás de outras na rede. Mas ele está perdoado. Acabei encontrando essa aí embaixo, que vem acompanhada da história do […]

SÃO PAULO (e deu por hoje) – Meu amigo Rogério Gonçalves, dono de cemitérios verticais, foi quem mandou a foto do Posto Catacumba, na Lagoa, Rio. Na verdade, mandou outra foto, muito ruim, diga-se, e fui atrás de outras na rede. Mas ele está perdoado.

Acabei encontrando essa aí embaixo, que vem acompanhada da história do posto. Como se vê, uma obra de grande importância arquitetônica, premiada no exterior, inclusive. No destaque, o local hoje em dia. Folgo em saber que não foi abaixo.

Antigamente, e o pessoal do Rio pode confirmar, a parte central dessa construção funcionava como galeria de arte. Se for isso, genial. Hoje, parece que é um escritório de alguma coisa.

Vamos, cariocas, contem tudo! Quando é que foi desativado? Teve alguma outra bandeira, além da Petrobras? Gozado é que eu morava no Rio quando esse posto funcionava, no início da década de 70. E não me lembro dele.