Blog do Flavio Gomes
Indústria automobilística

CARLOS CHITI, 95

SÃO PAULO – O blogueiro Julio Coimbra manda a triste noticia. Morreu ontem em São Paulo, aos 95 anos, Carlos Chiti, italiano de Florença, considerado o pai da Romi-Isetta. O enterro aconteceu hoje em Santa Bárbara d’Oeste, onde ficam as indústrias Romi. A Romi-Isetta foi o primeiro veículo fabricado integralmente no Brasil, em 1956. Não é […]

SÃO PAULO – O blogueiro Julio Coimbra manda a triste noticia. Morreu ontem em São Paulo, aos 95 anos, Carlos Chiti, italiano de Florença, considerado o pai da Romi-Isetta. O enterro aconteceu hoje em Santa Bárbara d’Oeste, onde ficam as indústrias Romi.

A Romi-Isetta foi o primeiro veículo fabricado integralmente no Brasil, em 1956. Não é considerado o primeiro automóvel, embora tenha saído da linha de montagem dois meses antes que a primeira perua DKW-Vemag. Isso porque pelos critérios da época, que norteavam os incentivos do governo federal à indústria, automóvel precisava ter pelo menos duas portas e carregar quatro pessoas, com espaço para bagagem. Não era o caso da Romi-Isetta.

Mas isso não importa. Chiti teve enorme importância e merece todas as homenagens.