Blog do Flavio Gomes
F-1

CURTAS TURCAS (3)

SÃO PAULO (vai pirar) – O que está acontecendo com Vettel hoje é mais ou menos o que aconteceria com Senna se começasse a tomar tempo de Berger. Ou se Alonso começasse a tomar tempo do Nelsinho. Ou se Schumacher começasse a tomar tempo do Barrichello. Ou se eu começasse a tomar tempo do Petrov. Ele […]

SÃO PAULO (vai pirar) – O que está acontecendo com Vettel hoje é mais ou menos o que aconteceria com Senna se começasse a tomar tempo de Berger. Ou se Alonso começasse a tomar tempo do Nelsinho. Ou se Schumacher começasse a tomar tempo do Barrichello. Ou se eu começasse a tomar tempo do Petrov. Ele vai enlouquecer, coitado. O erro na sua volta no Q3 foi típico de quem está perdendo a autoconfiança.

Que está sobrando em Marketing Webber, aquele que sempre foi bom de treino e agora é bom também de corrida e vai que é campeão… Se for, palmas para ele, que ele merece. Não estou entre os que criticam “campeões medíocres”. Campeão é campeão. Damon Hill não foi um campeão medíocre. Quando ganhou o Mundial, teve oito vitórias no ano. Ter o melhor carro e saber usá-lo é uma virtude. Button que o diga. E muitos outros. Portanto, se Webber ganhar o título em cima da insegurança juvenil de Vettel, que se orgulhe da taça conquistada.

E caminha para isso. Como é um piloto de quem nada se cobra porque a carreira, até agora, foi sempre muito discreta, está numa ótima posição para fazer valer a qualidade do carro que tem nas mãos. Fez a terceira pole seguida, agora na Turquia, e tem ótimas chances de vencer de novo.

Mas terá concorrência, desta vez, ao contrário de Mônaco, onde o importante era manter a ponta na largada. Em Istambul, Hamilton e Vettel virão babando, vão caçar vácuos, vão encher o saco australiano de Webber. Vai ser uma corrida boa, ali na frente, pelo menos durante algumas voltas.

Falando dos dez primeiros, ficou claro que Red Bull é uma coisa, nessa corrida, McLaren é outra, e o resto é o resto. Alonso, como já dito, garantirá a diversão matinal. A Mercedes fará sua corridinha de sempre para buscar os pontos, torcendo para alguém quebrar na frente e aí, quem sabe, pinta um pódio.

A Lada colocou os dois no Q3 de novo e Petrov foi mais rápido que Kubica, em geral, exceto quando precisava. Mas está desculpado. Larga em nono, está bom. E o destaque foi Koba-san, em décimo. Esse menino, que sorri com os olhos, será legal de ver quando e se um dia tiver um carrão bão.

A turma do meio não ofereceu surpresas. Está todo mundo mais ou menos no mesmo barco: Toro Rosso, Williams, Force India. E lá atrás o fundão segue animado, desta vez com Senna-sobrinho fazendo uma boa classificação, à frente de dois carros. Di Grassi, que está perdendo mesmo o S de Lucas na transmissão oficial, teve problemas de motor (platinado?). A Lotus é a equipe que mais dá impressão de que, quem sabe, um dia, possa ser um time de verdade. Vai chegando nas demais, bem aos poucos, mas vai chegando. Hispânicos e virginianos ainda têm muito o que fazer.

E os turcos seguem desprezando a F-1. O belo autódromo e a melhor pista tilkiana continuam às moscas.