Blog do Flavio Gomes
DKW & cia.

ELEGÂNCIA

SÃO PAULO (coisa fofa) – Parte da tarde hoje foi destinada à gravação da última matéria do “Limite” pré-Copa. O programa vai ao ar terça-feira e depois faz uma pausa, para voltar depois do Mundial da África do Sul. Digamos que o carro escolhido é um primor de tudo: elegância, design, acabamento, beleza. O Fissore […]

SÃO PAULO (coisa fofa) – Parte da tarde hoje foi destinada à gravação da última matéria do “Limite” pré-Copa. O programa vai ao ar terça-feira e depois faz uma pausa, para voltar depois do Mundial da África do Sul. Digamos que o carro escolhido é um primor de tudo: elegância, design, acabamento, beleza. O Fissore é o luxuoso da Vemag, que veio para concorrer com Simca e Aero-Willys, mas acabou não dando muito certo porque o motor era fraquinho demais para esse peso todo.

De qualquer forma, era um carro lindo. E os planos da Vemag eram de usar um V6 dois tempos que a Auto Union estava desenvolvendo, e foi deixado de lado quando a VW comprou a montadora. Vi um motor desses ao vivo na Alemanha. Mais de uma vez, na verdade. Numa oficina, no chão, preservado como o Santo Graal, e montado num Monza, num evento em 2008. Monza da Auto Union, não da Chevrolet.

Aqui, foram feitos cerca de 2.800 Fissore. São bem raros. A Vemag, quando foi comprada pela VW no Brasil, já negociava com a Citroën para licenciar outros carros, e pensou em usar também motores franceses no Fissore.

O eleito para ficar famoso é 1967, Azul Tramandaí com interior em couro sintético verde.

E é isso. O resto eu conto terça que vem na ESPN Brasil.