Blog do Flavio Gomes
F-1

TAPAS (3)

SÃO PAULO (digital?) – Já vi piloto reclamando de tudo nesta vida. Da pressão aerodinâmica que falta, do motor que falha, dos pneus que não aquecem, dos freios que travam, do câmbio que não engata. Mas… rádio? Justíssimas as queixas de Barrichello, eliminado no Q1 de Barcelona ao lado do sexteto das nanicas. “Nosso rádio […]

SÃO PAULO (digital?) – Já vi piloto reclamando de tudo nesta vida. Da pressão aerodinâmica que falta, do motor que falha, dos pneus que não aquecem, dos freios que travam, do câmbio que não engata. Mas… rádio?

Justíssimas as queixas de Barrichello, eliminado no Q1 de Barcelona ao lado do sexteto das nanicas. “Nosso rádio é ruim”, disse à repórter loura da emissora oficial. Não dá. Não dá para se conformar com um carro que tenha um rádio ruim. Vejam minha Variant, por exemplo. Motoradio originalíssimo, está até escrito Volkswagen no dial, e chiava barbaridade. Até que colocamos cabos supressores nas velas, e tudo ficou claro e cristalino, o sonzão saindo do altofalante único debaixo do painel, cortesia de meu manager Salomônico.

Sei bem o que é ter um rádio ruim, ah, se sei, e por isso compreendo perfeitamente a posição discreta de Barrichello no grid. Problemas no rádio sempre tiram a concentração do motorista, distraem, atrapalham. A Variant tinha só o problema do chiado, mas o que dizer do meu DKW 67? Ele liga no botão quadrado onde está escrito OM, não no botão redondo que aumenta o volume, e um dia o botão onde está escrito OM pulou fora, do nada, a mola o arremessou em direção ao meu nariz, e ficaram apenas os botões de OC e DES, e foi um perereco danado, porque enquanto eu dirigia, procurava no chão o botão de OM, e nunca o encontrei.

E no Lada? Um Roadstar novinho, na caixa, e mandei colocarem duas caixinhas de som debaixo dos bancos, para não furar as laterais, algo que a Williams pode ter feito, como não?, duas caixinhas debaixo do banco para não rasgar o cockpit. Aí o altofalante de uma delas pifa, o som fica rachado, e para onde vai meu estéreo? Para o inferno, porque com uma caixinha só funcionando, o estéreo é inútil, o acorde de guitarra que tocava só na esquerda e alternava com a bateria na direita empastelou, ouço tudo em mono numa caixinha só, não é a mesma coisa.

Assim, entendo muito bem que Rubens coloque a culpa no rádio por não ter passado do Q1 em Barcelona, embora seja uma queixa pouco comum, rara, mesmo. Talvez seu problema não tenha sido no botão de OM arremessado de encontro ao seu nariz, o capacete ajuda nessas horas, acho até que esses rádios de F-1 já têm FM, possivelmente sejam digitais, não creio nem que faltam cabos supressores de ruídos nas velas, vai ver o defeito foi na sintonia, não encontrou a estação que queria, o CD pulou, a fita enroscou, é impossível saber, esses segredos são guardados a sete chaves nesta categoria tão sofisticada e desenvolvida.

Mas é melhor a equipe dar uma olhada nesse rádio, antes que seja tarde. Precisando, tenho um Bosch Los Angeles que funciona muito bem, praticamente novo, só não acende a luzinha, vendo com garantia de três meses, mas só se for bem instalado.