Blog do Flavio Gomes
F-1

MAPLE LEAFS (5)

SÃO PAULO (o que é almoço mesmo?) – Corridão em Montreal, não? Numa pista que comeu borracha com gosto, foram estratégias diferentes de paradas, entra-e-sai na liderança, grandes ultrapassagens, grandes pegas, teve de tudo. E Hamilton levou, guiando o fino. Com Button em segundo, nova dobradinha prateada. Jenson, inteligente como sempre, deu o bote em […]

SÃO PAULO (o que é almoço mesmo?) – Corridão em Montreal, não? Numa pista que comeu borracha com gosto, foram estratégias diferentes de paradas, entra-e-sai na liderança, grandes ultrapassagens, grandes pegas, teve de tudo. E Hamilton levou, guiando o fino. Com Button em segundo, nova dobradinha prateada. Jenson, inteligente como sempre, deu o bote em quem precisava na hora certa e se garantiu. Alonso, tirando leite de pedra, mostrou a combatividade de sempre, mas bobeou com retardatários e perdeu a chance de chegar um pouco mais à frente. Mas foi bem, de novo. Bem melhor que o carro, diga-se.

Massa se enroscou em Liuzzi logo no início, reencontrou o italiano da Force India depois de recuperar posições, passou, mas depois bobeou com Schumacher, que vendeu muito caro as posições que perdeu. E perdeu todas, menos para Felipe. Na última volta, o alemão, que parece estar se divertindo muito, mas sem resultados, ainda foi ultrapassado pela dupla da Force India, numa sequência de bate-bate quase hilariante.

Massa, no fim, ficou fora dos pontos porque quando tentou passar Schumacher quebrou a asa e precisou parar de novo. Não sei se está puto, lerei as declarações mais tarde. Foi a primeira vez no ano que o brasileiro não pontuou. Alonso também estava com cara de maus amigos no pódio. Veremos.

A Red Bull chegou a insinuar um pulo do gato com Webber, que foi o último a fazer a segunda parada. A certa altura da corrida, tinha-se a impressão de que alguns teriam de fazer três pit stops, e isso certamente jogaria o australiano lá para a frente — ele que perdeu cinco posições no grid por trocar o câmbio, caindo de segundo para sétimo. Mas nenhum de seus adversários diretos parou mais do que deveria e ele acabou em quinto, atrás ainda de Vettel.

Kubica mais uma vez colocou a Lada nos pontos, algo que Petrov não consegue, e talvez seja bom para ele, Petrov, uma viagenzinha a alguma colônia de férias no norte da Rússia por uns tempos, não? Queimou a largada e levou outra punição depois. Anda meio atrapalhado. Talvez conversar com nosso pessoal na Sibéria ajude.

Hamilton é o novo líder do Mundial, e é merecidíssimo. Poucos lutam como ele. Foi a 109 pontos, contra 106 de Button, o come-quieto, e 103 de Webber, que perdeu a ponta. Alonso com 94 e Vettel com 90 estão na briga, claro. Mais o alemão que o espanhol, porque tem carro. Fernandinho tem de se virar com uma semi-carroça. A 42 pontos da liderança, Felipe é carta fora do baralho da disputa do título, creio. Menos pela diferença, que nem é monstruosa num Mundial que dá 25 pontos ao vencedor, e mais pelas deficiências do carro e pela fase que atravessa, que não é das melhores.

E aí, gostaram da corrida? Foi melhor que os sete primeiros jogos da Copa juntos. Agora vou sumir por algumas horas. Comentem à vontade. Falem de Schumi x Felipe, Alonso x Hamilton, Button x Alonso… O que não faltou nessa corrida foi assunto.