Blog do Flavio Gomes
F-1

VALENCIANAS (4)

SÃO PAULO (que o futebol seja melhor) – E talvez tenhamos, pela primeira vez na história, um GP com mais ultrapassagens depois da bandeira quadriculada do que durante a corrida. Isso porque os comissários vão investigar o comportamento danadinho de nada menos do que nove pilotos durante o safety-car. Um deles já foi punido, Hamilton, […]

SÃO PAULO (que o futebol seja melhor) – E talvez tenhamos, pela primeira vez na história, um GP com mais ultrapassagens depois da bandeira quadriculada do que durante a corrida. Isso porque os comissários vão investigar o comportamento danadinho de nada menos do que nove pilotos durante o safety-car.

Um deles já foi punido, Hamilton, graças ao atentíssimo alcaguete Fernando Alonso. Pagou um drive-through, estava em segundo, voltou em segundo, ficou tudo na mesma. Vettel, que ganhou o chatíssimo GP da Europa, também está fora da lista dos acusados. Button, o terceiro, corre risco. Assim como Barrichello, o quarto colocado, e mais um punhado que chegou um pouco mais atrás.

Punições possíveis à parte, vamos a esta corrida, por tópicos.

– Vettel mereceu, claro. Fez a pole numa pista onde é importante largar na frente, largou bem, defendeu-se de Hamilton e controlou a prova como quis. Continua firme na luta pelo título, agora com mais força e moral.

– Webber largou mal pacas, caiu de segundo para nono na primeira volta, e fez a maior cagada do universo quando decolou no rabo de Kovalainen. Pô, o cara sabe que o carro da frente é mais lento que meu Lada, tem a corrida toda pela frente, inventa de pegar vácuo logo que sai dos boxes? Uma anta. Não apaga tudo que fez de bom nesta temporada, mas hoje Webber foi o Webber que conhecíamos. Vai ver aquele que andou ganhando corridas é gêmeo dele.

– Alonso e Massa pagaram por cumprir as regras e foram os que mais se deram mal no safety-car, um pouco também pela posição “geográfica” em que se encontravam quando o SC foi para a pista. Quem estava mais atrás parou. Eles tiveram de dar uma volta extra e despencaram. Mas podem recuperar tudo com as possíveis punições, as ultrapassagens pós-prova, chramosíssimas.

– Essa pista é mesmo uma merda, as três corridas de Valência foram uma droga, e por isso devemos agradecer aos céus a existência de alguém como Kobayashi. Ficou na pista com o mesmo jogo de pneus até faltarem três voltas para o fim. Caiu de terceiro para nono e na última volta passou dois, Alonso e Buemi, com manobras lindíssimas. Foi ousado, decidido e teve “balls” (sou fino, falo essas coisas em inglês). Não vi ainda as diferenças de tempo dele para Button, Barrichello, Kubica e Sutil, que podem ser punidos. Se bobear, ainda leva uma taça, dependendo daquilo que resolverem os comissários. Que podem acrescentar 20s ao tempo final dos infratores, ou então cassar suas superlicenças, ou ainda bani-los do esporte, ou enviá-los à cadeira elétrica.

– E o que era aquela piscininha na cobertura? Por que a TV não ficou ali o tempo todo?

– Por fim, louve-se aqui o fiscal que foi catar a garrafa no meio da pista. A pé, me pareceu mais rápido que os carros da Virgin e da Hispania.

Volto mais tarde, bem mais tarde, só depois que anunciarem o resultado final. Para uma corrida que ainda não o tem, até que escrevi bastante.