Blog do Flavio Gomes
F-1

SPAZINHAS (2)

SÃO PAULO (vai, Lusa!) – A classificação foi confusa por causa do chove-não-molha, mas no fim das contas deu a lógica em Spa: Red Bull na frente. Uma lógica meio tortuosa, porque a Ferrari vinha sendo forte, e nela residiu a maior surpresa entre os dez primeiros, a presença de Alonso apenas em décimo. E […]

SÃO PAULO (vai, Lusa!) – A classificação foi confusa por causa do chove-não-molha, mas no fim das contas deu a lógica em Spa: Red Bull na frente. Uma lógica meio tortuosa, porque a Ferrari vinha sendo forte, e nela residiu a maior surpresa entre os dez primeiros, a presença de Alonso apenas em décimo. E porque a McLaren não vinha impressionando, e acabou em segundo com o sempre ótimo Lewis Hamilton — na média do ano, o piloto que tem guiado melhor em 2010. Kubica, o terceiro colocado, também merece aplausos. Ao contrário de Petrov, que enviaremos para a Sibéria de uma vez por todas. A besta rodou no Q1, antes mesmo de abrir volta. Maculou o sagrado nome de Togliatti. Anta.

Webber larga na pole mais uma vez e tem todas as chances de se manter na liderança do campeonato. E terminar assim, também. O mais improvável dos campeões. Mas, por enquanto, tudo merecidíssimo. Se Hamilton tem sido espetacular pelo talento e Kubica impressiona pela regularidade, Webber espanta pela performance. Fez sua quinta pole no ano (só Vettel tem mais, sete; a Red Bull, 12 em 13), é o piloto que mais venceu, quatro vezes, o que mais voltas liderou — 314, contra 189 de Vettel, o segundo colocado.

Barrichello fez o sétimo tempo, ótimo para festejar os 300 GPs. Hülkenberg também se enfiou entre os dez melhores e a Williams vai para a fase final do campeonato com chances de pontuar na maioria das corridas. Como era esperado, a Force India andou bem e Sutil ficou em oitavo. Vettel foi o quarto, normal, e Button o quinto, normal também.

Kovalainen e Glock, das nanicas, foram os destaques. Passaram para o Q2, uma façanha e tanto. A chuva que veio marota no Q1 ajudou. Só que Glock tomou um pênalti de 5 posições, pobrecito. Já a Mercedes só decepciona. Além de ficarem fora do Q3, Rosberguinho e Schumacher ainda perderão posições no grid. Nico despenca 5, por troca de câmbio, e Michael cai 10, por conta da punição aplicada na Hungria. Estão fora da briga amanhã, a não ser que algo de muito excepcional aconteça na corrida.

E é possível que aconteça, o clima é sempre um personagem importante em Spa, e por isso todo mundo tem o direito de sonhar com alguma coisa. Inclusive Alonso, que tem um carro bom o bastante para vencer, mas terá de escalar o grid no início. Algo que Barrichello fez no ano passado, largando mal, com uma engasgada na hora H, mas passando todo mundo antes da metade da primeira volta, como mostra este vídeo aqui.

Foi uma classificação divertida, em resumo. Como deve ser a corrida. Spa é uma pista sensacional, das poucas que restaram. E como sempre digo, pista boa é que faz corrida boa.