MENU

Saturday, 28 de August de 2010 - 11:15F-1

SPAZINHAS (2)

SÃO PAULO (vai, Lusa!) – A classificação foi confusa por causa do chove-não-molha, mas no fim das contas deu a lógica em Spa: Red Bull na frente. Uma lógica meio tortuosa, porque a Ferrari vinha sendo forte, e nela residiu a maior surpresa entre os dez primeiros, a presença de Alonso apenas em décimo. E porque a McLaren não vinha impressionando, e acabou em segundo com o sempre ótimo Lewis Hamilton — na média do ano, o piloto que tem guiado melhor em 2010. Kubica, o terceiro colocado, também merece aplausos. Ao contrário de Petrov, que enviaremos para a Sibéria de uma vez por todas. A besta rodou no Q1, antes mesmo de abrir volta. Maculou o sagrado nome de Togliatti. Anta.

Webber larga na pole mais uma vez e tem todas as chances de se manter na liderança do campeonato. E terminar assim, também. O mais improvável dos campeões. Mas, por enquanto, tudo merecidíssimo. Se Hamilton tem sido espetacular pelo talento e Kubica impressiona pela regularidade, Webber espanta pela performance. Fez sua quinta pole no ano (só Vettel tem mais, sete; a Red Bull, 12 em 13), é o piloto que mais venceu, quatro vezes, o que mais voltas liderou — 314, contra 189 de Vettel, o segundo colocado.

Barrichello fez o sétimo tempo, ótimo para festejar os 300 GPs. Hülkenberg também se enfiou entre os dez melhores e a Williams vai para a fase final do campeonato com chances de pontuar na maioria das corridas. Como era esperado, a Force India andou bem e Sutil ficou em oitavo. Vettel foi o quarto, normal, e Button o quinto, normal também.

Kovalainen e Glock, das nanicas, foram os destaques. Passaram para o Q2, uma façanha e tanto. A chuva que veio marota no Q1 ajudou. Só que Glock tomou um pênalti de 5 posições, pobrecito. Já a Mercedes só decepciona. Além de ficarem fora do Q3, Rosberguinho e Schumacher ainda perderão posições no grid. Nico despenca 5, por troca de câmbio, e Michael cai 10, por conta da punição aplicada na Hungria. Estão fora da briga amanhã, a não ser que algo de muito excepcional aconteça na corrida.

E é possível que aconteça, o clima é sempre um personagem importante em Spa, e por isso todo mundo tem o direito de sonhar com alguma coisa. Inclusive Alonso, que tem um carro bom o bastante para vencer, mas terá de escalar o grid no início. Algo que Barrichello fez no ano passado, largando mal, com uma engasgada na hora H, mas passando todo mundo antes da metade da primeira volta, como mostra este vídeo aqui.

Foi uma classificação divertida, em resumo. Como deve ser a corrida. Spa é uma pista sensacional, das poucas que restaram. E como sempre digo, pista boa é que faz corrida boa.

55 comentários

  1. Caio Menezes says:

    É amigo, o espanhol queimou sua língua novamente hein!

  2. André Camara says:

    Rapaz tem maluco pra tudo, o tal torcedor ( que deve ser o locutor oficial infiltrado ) falando que o massa é o melhor brasileiro dos ultimos tempos, faz-me rir…

    Acho que da hamilton, webber e vetel com barrica em quarto…

  3. Rodrigo N Mota says:

    existe um filme chamado “300 de Esparta” certo?

    pois devem fazer um filme novo:

    “300 de Rubinho”

    a Williams vai subindo a ladeira, ano que vem ela ganha corrida :)

  4. ags says:

    VAI DAR LEWIS…..BASTIÃO…FERNANDO..E BARRICA…O AMASSA BARRO AKA ZACARIAS..VAI ENCONTRAR UM MURO…E BUMMMMMM……MAIS NADA…………………………

  5. Rogerio says:

    Interessante como voce se esqueceu do Massa entre os dez primeiros!

  6. mirion f. langaro says:

    300 GP do Rubinho é uma coisa fantástica que a maioria dos brasileiros não entende. Um país que desmancha autódromos para fazer olimpíadas não merece os campeões que tem.

  7. Mauricio says:

    Conta-se que depois da corrida Barrichello levou uma dura da esposa por causa dessa primeira volta alucinada.

  8. Raniero says:

    A performance de Massa foi tão desprezivel, que não mereceu sequer um comentário.

  9. Torcedor says:

    … não entendi porque não comentar nesta coluninha Spazinha (2) o sexto lugar do Massa no Grid. Afinal de contas ele a única esperança brasileira de vitória amanhã em SPA ( O Rubens que me perdoe mas não dá pra ele ao menos que chova granizo amanhã). Desde que eu me entendo por gente assisto a F1 pela TV como milhões torcedores pelo Brasil afora e nós gostamos de ver é brasileiro na frente brigando por vitória. Essa baboseira de meia dúzia de “entendidos” que diz “o que importa são bons pilotos, corrida bonita independente de país” é coisa de hipócrita metido que não tem consideração pelo torcedor. Quando não houver mais brasileiros na F1 com chances de brigar por vitórias e o esporte cair no ostracismo, jornalistas como voce, que de maneira velada não comentam o desempenho no treino classificatório do melhor brasileiro dos últimos anos na F1, ficarão sem assunto pois, quem vai querer comentar a vitória de um, sei lá piloto, Guatemalteco? Exceto os “excêntricos” como voce, brasileiro gosta de ver piloto brasileiro na frente assim como as vitórias brasileiras tão tradicionais neste esporte. Seja imparcial pelo menos e respeite nossos pilotos, nossas esperanças. Pode ser que nem poste, mas fiz minha parte. Falei.

  10. Felipe Hulken says:

    Depois de uma ótima performance na Hungria, Petrov decepciona a torcida de maneira bisonha. Mas impressionante mesmo é a fase que atravessa Mark Webber. O australiano tem a cara do campeão desta temporada. Dá tudo certo para ele, capaz até de achar petróleo no quintal de casa com uma picareta desse jeito.

  11. Rodrigo says:

    Boa tarde Flávio 69, Webber queixada e Luizinho Senna na frente, se um dos dois ganhar o resto podi infiar a Viola no saco e pedir o capitão nascimento para deixar o pelotão. Um desses dois pra mim será o campeão desse ano, sem choro e nem vela. Cade o domador de touro bravo?? pelo visto fico atras até do segundo piloto Zacarias mussade. A coisa anda feia lá pelos lados das carroças vermelhas.

  12. juninho says:

    Amanhã minha torcida é pela quebra de Alonso e para vitória de Webber para que o Espanhol fique sem chances no campeonato e tenha a vitória da Alemanha anulada, pelo bem do esporte.

    Com Alonso mal posicionado amanhã, a Ferrari perde força para a decisão do julgamento.

  13. drama says:

    voltei assistir F1
    devido ao fantástico Hamilton!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Edegar Belz says:

    Tá de mal do Massa, Flávio Gomes? :)

  15. Gustavo says:

    à direita vemos uma propaganda: “assine Veja”.
    que ironia!

  16. Orlando Salomone says:

    Impressionante a primeira volta do Rubens. Spa é realmente fantástica.

  17. Lio says:

    Ao contrário de Petrov, que enviaremos para a Sibéria de uma vez por todas. A besta rodou no Q1, antes mesmo de abrir volta. Maculou o sagrado nome de Togliatti. Anta.

    Exelente comentário rsrsrsr mas Eu sei por que …é que estão dando o mesmo carro que davam para o Nelsinho rsrsrsrrsr

  18. Paulo Franco says:

    “Eu quero ver o oco!” cantavam os Raimundos, né?
    E eu tambem quero ver!
    Começa com seco e céu cinza, depois uma chuva forte por umas quinze/ vinte voltas e para.
    Faltando umas sete/oito voltas para o final, garoa média, começando no trecho da descida, depois da Blanchimont, a pilotada tendo que andar de slick no molhado, todo mundo de lado.
    Uhuu!!
    Essa corrida vai ser o bicho!!
    E eu vou torcer pro Barrica!
    300 GPs, ele merece!

  19. Sergio SP says:

    Este ano estou torcendo para Webber e Lewis.

  20. Sergio says:

    O Don Chorone de las Asturias tomou 1.1s do massa ? Tava com dor de garganta e não deu pra reclamar ?

    • José Brabham says:

      Imagino o chilique de La Princesita exigindo de Domenicali e do Santander uma audiência com S,. Pedro exigindo que ele pare com essa chuva “ridiculous”…

  21. Nai says:

    Sinceramente eu amooooo as corridas em SPA. Gostei da loteria que foi o treino e fiquei feliz em ver o Alonso saindo em 10º. Espero ver mais uma ótima corrida e q o Alondo fique na primeira volta…. É não gosto dele!!!

    Saudades do Rei de SPA!!!

  22. Artur Craft says:

    Hamilton melhor na média do ano???

    Eu diria quase, ele seria se não tivesse o Kubica no grid. Esse sim é fera mesmo. O polaco é o piloto mais rápido do atual grid e tb tem ótima constância.

    O vovô Schumacher detonou o Nico no setor 2, onde estão as curvas desafiadoras, mas pena que Nico o atralhou no começo da volta e ele(Schummy) não foi para o Q3.

    Monaco, Spa….. o Kubica faz diferença onde o piloto tem mais participação na tempo da volta. Tem muito circuito que carro é praticamente 100%

  23. Ferrara says:

    É impressão minha ou só eu ví que as Mclarens eram melhores?

  24. André Luiz says:

    Tenho certeza que o Hamilton faria a pole se não fosse aquele chuvisco. Mas a McLaren está muito forte. Tomara que não chova amanhã.

  25. BB says:

    Claro que o Massa pode andar na frente do Alonso, mas creio que a tese do Franco faz sentido. Se a Ferrari deixou o setup do carro para chuva e chover forte amanhã, o espanhol ganha a corrida com um pé nas costas… O mesmo ocorreu com as McLarens no GP da China, onde foram imbatíveis na corrida porque apostaram na chuva…

    De todo modo, promete a corrida. Spa é fantástica!!!

    • alberto says:

      Só chamo atenção para o fato de Barrichello estar largando com pneus duros, como na Hungria. Naquela ocasião, um safety car precoce arruinou sua estratégia, colocando-o em desvantagem em relação a todos, já que não podia parar para colocar macios ali e teve de fazê-lo em bandeira verde, eventos que culminaram na ultrapassagem sobre Schumacher.

      A chance disso funcionar é menor ainda amanhã. Perspectiva de safety car é grande, dadas as condições climáticas, as características da pista e o fato de termos carros de GP2 largando em meio a carros de F1, grid meio caótico ali atrás provocado pelas punições e classificação feita no seco/molhado. Pior ainda, uma simples chuvinha que exija troca de pneus já anula qualquer benefício desa estratégia.

      O cenário para isso funcionar: nada de chuva e nada de carros usando a traseira de Lotus/Hispania/Virgin como rampa de decolagem. Barrichello pode ficar um longo período na pista com pneus duros, parar próximo ao fim e voltar com pneus macios e muito mais rápido que seus adversários, valendo-se de uma pista generosa em possibilidade de ultrapassagens. Um golpe de sorte. De repente voltar entre os cinco, quem sabe um pódio? Seria legal, vou torcer para isso no GP 300.

      Favorito para mim amanhã é o Cacildes, no seco, molhado, com óleo etc.

  26. Lucas Costa says:

    “… pista boa é que faz corrida boa”

    Falou tudo nessa frase.

  27. Galvão says:

    Amanhã é dia de fortes emoções. \o/

  28. João Vitor (Putz 300? daria pra imaginar isso a alguns anos?) says:

    Que sejam eternas as antigas e tradicionais pistas da F1! Tremenda classificação com a ajuda da chuva no tradicionalíssimo circuito de Spa-Francochamps. Os antigos traçados são ainda os melhores como Spa, Monza, Suzuka, Interlagos e tantos outros.

    O que vimos hoje foi um campeão em ação, Webber. Barrichello não levou a taça no ano passado porque não teve este feeling, Webber vestiu a fantasia de campeão e vai defendê-la com todas as suas forças até o fim. Pode ser sua última chance! Pobre Vettel, vai ser derrotado pelo moribundo (mais um, como Button em 2009) dentro de casa e com o mesmo carro, às vezes até pior, como ocorreu com a asinha dianteira que deram pro moleque. Webber será campeão.

    Hamilton e Button vão na deles, Button melhorou muito mas não tem feito a diferença como na primeira metade de 2009 e Hamilton sempre anda bem, sempre.

    Kubika é o cara, um dia a F1 dá um carro decente pra ele e viveremos uma outra era de vitórias e títulos em sequência de um só piloto. Alonso foi ruim, porque é isso que ele é sem um carro vencedor e uma equipe trabalhando pra ele, é isso que ele é sem ganhar nada no grito. Massa, foi o Massa. Mais lento que o Alonso, como sempre.

    Rubinho mandou bem, e a Williams também. Chega a ser uma judiação o motor que eles têm, mandem logo um motorzão lá pra vermos as Williams brigando pelo campeonato. Rubinho amanhã, principalmente se chover, vai mandar bem e um pódio seria a consagração perfeita pra essa marca incrível de 300 GPs.

    E as Mercedes? Jogaram a toalha, não tinha definições no ano passado pra trabalhar forte neste carro, esperavam Button, tivera Schumacher, deu tudo errado. Em 2011 a história muda, podem crer. Veremos o alemão vencer de novo e se aposentar com glórias (mais ainda).

    Como sempre, esperamos anciosamente pela corria, em Spa, vai ser boa, sem dúvida.

    • João Vitor (Putz 300? daria pra imaginar isso a alguns anos?) says:

      * Falha nossa, Massa, desta vez, foi mais rápido que o Alonso, o que não quer dizer muita coisa. Não foi mérito dele mas demérito do Fernandón.

  29. Andre Dell says:

    A tarja preta chatíssima do Ministério da Saúde foi exibida no treino oficial para o GP da Bélgica. Provavelmente será exibida durante a corrida. Por que??????

  30. RCRG72 says:

    Apostei em Hamilton e se não osse o chove não molha, que traz para o automobilismo um pouco mais de loteria, bem provavelmente teria sido o pole.

    Ficou muito perto da Red Bull de Webber. É o melhor piloto do grid.

    Coninuo apostando em Hamilton. Principalmente na largada. E como mostra o vídeo que o Flavio Gomes postou olink acima, se o carro não engasgar, rubinho pode ganhar algumas posições.

    E é verdade pista boa, corrida boa.

  31. DiO says:

    A Mercedes parece estar indo na mesma direção de Jaguar e Honda, pegou uma equipe de pequena para media com grande potencial de crescimento e vai levando a coitada da malhada direto pro meio do pantano…
    Eu queria é ver a fábrica cortar o o$igenio da equipe e ver o Schumacher voltar pro asilo com a fumaça da Williams do Barrica nas narinas…

  32. Franco says:

    Alonso deve apostar na chuva amanhã. Arrisco dizer que ele está com o carro acertado para corrida com chuva.

  33. Gostei da implantação do Facebook… estava demorando.

  34. Antonio says:

    Não sei se tenho estado meio ausente, então não soube antes, mas, mas ouvi o galvão falar sobre a Red Bull ter sido obrigada a fortalecer a asa dianteira? E se sim, isso comprova que a turma do energético estava jogando sujo? E a Ferrari que não passou no teste de peso da asa dianteira porquê?
    Se der tudo certo amanhã, está no jeito pra Lewis mesmo.

  35. CICERO DIAS says:

    RUBINHO MANDOU BEM

  36. Augusto says:

    Spa, Monza, Interlagos… aulas de design para Hermann Tilke

  37. Eduardo says:

    FG

    E o Massa, que ficou mais de 1 segundo a frente do Alonso?

  38. Racer says:

    Flavio, você notou que aquele anão do comercial da Nova Schin parece o Rubinho Barrichello?

  39. Silvio Roesler says:

    O brilhante Roubonso tirou uma vez mais leite de pedra com sua Ferrari Uno, se aproximando de maneira incrivel das poderosas Williams, Renault, e outros. Ultima posicao brilhante.

    Essa era mais ou menos a desculpa nos tempos de McLAren. Nao colava porque com o mesmo carro o Hamilton cravava a pole….

    Ih , esta nao cola hoje. O Massa com o mesmo carro doi mais de 1 segundo mais rapido.

    Viuvas, por favor, sejam criativos de inventem uma desculpa!

  40. Silvio Roesler says:

    Como anteveu o mestre FG, Spa separa os meninos dos homens. Condicoes chuva/seco, pista rapida, exige talento.

    Resultado: Alonso ULTIMO
    (vamos aguardar as justificativas das viuvas)

  41. Paulo F. says:

    A dupla Ferrari-Alonso ficou onde merece. E atrás da Willians….
    Kanguru Webber campeão esse ano?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *