Blog do Flavio Gomes
F-1

SPAZINHAS

SÃO PAULO (sem gás, por favor) – Quando a gente fala em “dia típico de Spa”, está se referindo exatamente ao que aconteceu nesta sexta. Chuva, sol, garoa, tempestade, pista molhada aqui, seca ali… Bem, é por isso que é o melhor circuito do mundo e é por isso que, como se diz, separa os […]

SÃO PAULO (sem gás, por favor) – Quando a gente fala em “dia típico de Spa”, está se referindo exatamente ao que aconteceu nesta sexta. Chuva, sol, garoa, tempestade, pista molhada aqui, seca ali… Bem, é por isso que é o melhor circuito do mundo e é por isso que, como se diz, separa os meninos dos homens. Meio cafona, essa frase. Não vou usar mais.

De qualquer forma, Alonso foi o mais rápido no molhado, pela manhã, e no seco, de tarde. E Sutil andou bem, como andara Fisichella no ano passado com a Force India, que deve incomodar o trio favorito, Red Bull-Ferrari-McLaren. Embora a Red Bull não tenha andado bem no primeiro dia e, na escala de favoritismo do trio, deva ser colocada abaixo dos vermelhos ferraristas, pelas características da pista belga.

Esta corrida pode ter surpresas justamente por conta da instabilidade do clima. Lidar bem com os céus é uma das chaves para Spa.

A curiosidade do dia foi a interrupção do treino porque havia torcedores em áreas perigosas. É difícil controlar o acesso em Spa, a área é enorme, no meio da floresta, muita gente acampa, mas em geral as coisas funcionam bem. Hoje, algum ou alguns gaiatos devem ter rompido alguma barreira no meio do mato.

Voltamos em instantes. Hoje o dia está cheio. Por enquanto, vamos fazendo apostas para o grid. Meu pole é Alonso. Palpite óbvio e confortável, mas não vejo outro.