Blog do Flavio Gomes
F-1

CINGAPURITANAS (2)

LONDRINA (corre, Gomes, corre) – Havia um Alonso no meio do caminho, é o que dirá Vettel daqui a alguns anos aos seus netinhos, quando se reunirem na varanda de casa para o vovô relembrar velhas histórias das pistas. E, passo a passo, esse Alonso do meio do caminho vai cumprindo a profecia dele mesmo, […]

LONDRINA (corre, Gomes, corre) – Havia um Alonso no meio do caminho, é o que dirá Vettel daqui a alguns anos aos seus netinhos, quando se reunirem na varanda de casa para o vovô relembrar velhas histórias das pistas. E, passo a passo, esse Alonso do meio do caminho vai cumprindo a profecia dele mesmo, que há alguns meses se disse favorito ao título, ou algo assim, e todos riram da sua cara.

Pois Fernandinho, El Fodón de las Astúrias, enrabou a concorrência agora há pouco em Cingapura. A Red Bull prometia um massacre, ficou chupando o dedo. Vettel chegou perto, é verdade, depois de dominar quase todos os treinos. Mas perto é pouco, na F-1. E Webber foi ainda pior e larga apenas em quinto.

A segunda fila tem a McLaren, grande come-quieta do Mundial, com Hamilton em terceiro e Button em quarto. Barrichello, de novo muito bem, larga em sexto. Foram os destaques dos dez primeiros, que tiveram a presença ilustre de Kobayashi entre eles.

Lá na ponta debaixo da tabela, os seis de sempre, mais Massa. Felipe quebrou alguma coisa no Q1. A equipe ainda não disse o que foi. Mas destaque-se o péssimo treino de Senninha. Tomou mais de 1s de Klien, que não corria de nada fazia um tempão.

Alonso na pole pode dominar essa prova e ganhá-la de novo, como ganhou em 2008 de Renault. E ninguém vai precisar bater no muro para ajudar. Mas se bater, ajuda. Quanto mais fatores externos Alonso tiver a seu favor nessa corrida, como safety-cars, discos-voadores ou mulas-sem-cabeça, melhor para ele. Porque a Red Bull ainda tem um carro melhor para esse tipo de pista, e numa prova “normal” tem chances grandes de reverter o quadro da classificação — que não foi lá grande coisa, diante do que se ensaiava nos treinos livres.

O grid é ótimo, enfim. Vettel e Alonso, chegando na frente, embolam ainda mais a classificação do Mundial. Button e Hamilton brigando pelo pódio vai ser legal e embolam mais ainda. Webber tentando recuperar o terreno perdido, idem.

O negócio é embolar.