Blog do Flavio Gomes
F-1

BI, 20

SÃO PAULO (sim, já) – Hoje faz 20 anos que Ayrton Senna conquistou seu bicampeonato mundial. Uma das conquistas mais discutidas da história, já que aconteceu em poucos metros depois da largada do GP do Japão. Irritado com o que considerou uma injustiça, a manutenção do pole no lado mais sujo da pista, Senna bateu […]

SÃO PAULO (sim, já) – Hoje faz 20 anos que Ayrton Senna conquistou seu bicampeonato mundial. Uma das conquistas mais discutidas da história, já que aconteceu em poucos metros depois da largada do GP do Japão. Irritado com o que considerou uma injustiça, a manutenção do pole no lado mais sujo da pista, Senna bateu de propósito em Prost, da Ferrari, que havia largado melhor. Acabou o Mundial na primeira curva em Suzuka.

Muita gente justifica o ato por ter sido Senna “injustiçado” no ano anterior, na mesma pista, quando Prost fechou a porta para o brasileiro para evitar uma ultrapassagem. Houve a batida, Alain abandonou, Ayrton foi empurrado pelos fiscais, cortou a chicane, trocou o bico, voltou e ganhou. Mas foi desclassificado. Portanto, se vingou e tal.

Eu sempre achei que Senna não precisava ter feito o que fez. Foi perigoso e desleal. De qualquer forma, não foi o único título mundial conquistado na base da porrada. Schumacher fez isso com Hill em 1994, apenas para ficar em exemplo recente. E tentou o mesmo contra Villeneuve em 1997 — não deu certo.

Enfim, já faz 20 anos. É isso.