Blog do Flavio Gomes
Miniaturas

PEQUENAS JOIAS

SÃO PAULO (de primeira) – Mais três obras de arte do Fiote e do Enoch… Tenho uma miniatura do Porsche da Equipe Hollywood feita por eles. Espetacular. Não custam barato. Mas quem se interessar pode entrar em contato pelo twocatsmodelos@gmail.com. Há pouco mais de um ano, modelistas mineiros prestaram uma homenagem ao piloto Toninho da […]

SÃO PAULO (de primeira) – Mais três obras de arte do Fiote e do Enoch… Tenho uma miniatura do Porsche da Equipe Hollywood feita por eles. Espetacular. Não custam barato. Mas quem se interessar pode entrar em contato pelo twocatsmodelos@gmail.com.

Há pouco mais de um ano, modelistas mineiros prestaram uma homenagem ao piloto Toninho da Matta, reproduzindo o Puma GT com o qual havia vencido em 1970 os 1000 km de Brasília.

Dando continuidade à iniciativa de resgatar um pouco da história do automobilismo brasileiro, no último dia 16 de outubro foram apresentados três novos trabalhos dos modelistas Sérgio Enoch e Paulo “Fiote”: o Ford GT 40 MK I, pilotado pelo carioca Sidney Cardoso, o Simca Rallye 1963 do mineiro Edu “Malavéia” e o Puma GT 1.800 cc do saudoso Marcelo Campos.

Tanto o Ford GT 40 quanto o Puma GT correram juntos os 1000 km da Guanabara em 1969, onde Marcelo Campos, em parceria com Martius Jarjour, obteve o terceiro lugar geral. As miniaturas foram trabalhadas artesanalmente, baseadas em kits plásticos e resina, na escala 1:24, com algumas modificações que reproduzem as características dos verdadeiros carros em questão.

Uma outra réplica, já na escala 1:18, foi a do Simca Rallye da Escuderia Malavéia que correu no Circuito externo do Mineirão em 1970 com Luiz Eduardo de Melo e Silva, o Edu “Malavéia”. Esse carro “… era um carro de corrida que tinha rádio.” A paixão de Edu pelo rádio musical está claramente demonstrada nos adesivos que vão à traseira da Simca relembrando o Plenimúsica e o Factorama da inesquecível Rádio Mineira. Vários foram os detalhes buscados para a representação fiel do carro. Até mesmo a porta do lado direito abre espontaneamente, “uma característica marcante dos Simcas que nem o modelo escapou”, comenta Fiote.

Numa pequena reunião de confraternização em Belo Horizonte foram entregues as miniaturas aos próprios, Sidney Cardoso e Edu “Malavéia” que acabaram por confirmar a incrível sensação de estarem diante de seus próprios carros.