PEQUENAS JOIAS

SÃO PAULO (de primeira) – Mais três obras de arte do Fiote e do Enoch… Tenho uma miniatura do Porsche da Equipe Hollywood feita por eles. Espetacular. Não custam barato. Mas quem se interessar pode entrar em contato pelo [email protected].

Há pouco mais de um ano, modelistas mineiros prestaram uma homenagem ao piloto Toninho da Matta, reproduzindo o Puma GT com o qual havia vencido em 1970 os 1000 km de Brasília.

Dando continuidade à iniciativa de resgatar um pouco da história do automobilismo brasileiro, no último dia 16 de outubro foram apresentados três novos trabalhos dos modelistas Sérgio Enoch e Paulo “Fiote”: o Ford GT 40 MK I, pilotado pelo carioca Sidney Cardoso, o Simca Rallye 1963 do mineiro Edu “Malavéia” e o Puma GT 1.800 cc do saudoso Marcelo Campos.

Tanto o Ford GT 40 quanto o Puma GT correram juntos os 1000 km da Guanabara em 1969, onde Marcelo Campos, em parceria com Martius Jarjour, obteve o terceiro lugar geral. As miniaturas foram trabalhadas artesanalmente, baseadas em kits plásticos e resina, na escala 1:24, com algumas modificações que reproduzem as características dos verdadeiros carros em questão.

Uma outra réplica, já na escala 1:18, foi a do Simca Rallye da Escuderia Malavéia que correu no Circuito externo do Mineirão em 1970 com Luiz Eduardo de Melo e Silva, o Edu “Malavéia”. Esse carro “… era um carro de corrida que tinha rádio.” A paixão de Edu pelo rádio musical está claramente demonstrada nos adesivos que vão à traseira da Simca relembrando o Plenimúsica e o Factorama da inesquecível Rádio Mineira. Vários foram os detalhes buscados para a representação fiel do carro. Até mesmo a porta do lado direito abre espontaneamente, “uma característica marcante dos Simcas que nem o modelo escapou”, comenta Fiote.

Numa pequena reunião de confraternização em Belo Horizonte foram entregues as miniaturas aos próprios, Sidney Cardoso e Edu “Malavéia” que acabaram por confirmar a incrível sensação de estarem diante de seus próprios carros.

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Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
13 anos atrás

Flávio
Já ia me esquecendo: essa homenagem e esse novo brinquedinho que não me canso de olhá-lo, aconteceu graças a um encontro em um de seus farnéis. Conheci essa turma através de seu Blig, portanto, receba meu sincero muito obrigado!
Abração.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
13 anos atrás

Vitão
Essa turma entende mais de GT 40 do que eu rapaz.
O Ibsen além de outros atributos é um pesquisador compulsivo.

Creio que entendi sua dedução, pois afinal se o chassi 1083 foi o último que a fábrica produziu, pela lógica deveria ter sido o Mark IV. Ou, como disse o Ibsen, pode ser que você se confundiu com essa leitura apontada por ele.
Abração.

Paulo Fiote
13 anos atrás

É, nem tinha visto o texto do amigo Ibsen aí. Mas informação certa nunca é demais.
Abç.
Fiote

Paulo Fiote
13 anos atrás

Pois é Vitão, o que o Cláudio aí falou é a mais pura e certa verdade. Os MK I tiveram motores de 5 litros até 65 quando deram lugar aos MK II de 7 litros. Nessa época os MK III foram lançados como versão de rua e então, em 67, os MK IV entraram em cena, completamente diferentes dos chassis anteriores. Com a redução novamente para motores de 5 litros, os MK I voltaram em 68 e 69, ainda como carros muito fortes e vencendo Le Mans nesses dois anos, com o mesmo chassi 1075. Essa foi a última geração de GT 40 e o carro do Sidney saiu dessa safra aí, de MK I última geração e não MK IV.
Abraço.
Paulo Fiote

Ibsen
13 anos atrás

Mark I com certeza.
Vitão deve ter lido essa informação na terrível matéria que saiu na Quatro Rodas Clássicos.
Os Ford GT40 MKI, MkII e MkIII usam o mesmo chassis (de aço) com pouquíssimas diferenças (motor e carroceria).
Os Mk IV são completamente diferentes, com chassis em colméia de alumínio (Honeycomb) e motor 7 litros. Correram em 1967. Chegaram em primeiro em Le Mans com o chassis J5 – vermelho (Foyt-Gurney) e em quarto com o chassis J6 – amarelo (Mclaren-Donohue). Nunca mais correram após Le Mans de 1967 por causa da proibição, por parte da FIA, de motores acima de 5 litros para carros Sport e 3 litros para protótipos.

Cláudio Marques
Cláudio Marques
13 anos atrás

Vitão.
Com toda certeza o carro de Sidney Cardoso era um Mark 1 produzido em 1968 – chassis número 1083
Se você pesquisar na internet verá fotos do Mk IV e verá a diferença entre um e outro..

Lavi
Lavi
13 anos atrás

Esse Puma é inacreditável!

vitão
vitão
13 anos atrás

o carro do Sydney era um MArk IV, da última série.

OLIVIER
13 anos atrás

Eu quero esta Simca Rallye ! linda ! ja esta a venda ? se estiver a venda vou encomendar para o papai noel ( e o meu presente de natal !!!) eu vou me presentear ahahahahah abraco.

Filipe Augustus
Filipe Augustus
13 anos atrás

O Puma é muito louco!!!!
Compraria uma dessas preta com as rodas douradas ao estilo Lotus 86.
=D

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

GT 40… carrinhos que vieram em meu primeiro Autorama da Estrela.

Um Classico.

Maurício Morais
13 anos atrás

Flávio, em meu blog estão as fotos da homenagem ao Sidney e ao Edu Malavéia, que aparecem recebendo seus carros. http://mauriciomorais.blogspot.com/

Mefistofeles
Mefistofeles
13 anos atrás

Fiotte é outstanding! Tenho dois modelos dele, a Ferrari 250 GTO Bread Van, Kit em resina na escala 1/24( Perua de Padeiro ) montada por Mauro Guarnieri da Model “A” Automodelli , do seu pareciro Antonio Apuzzo, exemplar único entre as menos de 30 Ferrari 250 GTO produzidas em 1962. Tal denominação se deve a carroceria única que alongava o teto até o final da traseira em linha reta , e tinha uma porta traseira vertical, com abertura lateral, como as vemaguets populares, kit amplamente vendido com sucesso no mercado europeu. A outra é uma Cheetah-Chevrolet 1/43 azul metálico , com rodas em alumínio produzidas em torno, limited edition, apenas 10 exemplares iguais. Esse carro, de chassis curto e motor dianteiro central foi a base do sensacional slot-car 1/32 produzido pela extinta COX, que até chegou a patrocinar os chaparral de verdade, final dos anos sessenta e que foi o primeiro soltcar 1/32 com chassis e rodas de magnésio

Zé Rodrigo
Zé Rodrigo
13 anos atrás

Que beleza de trabalho. Adoraria te-los na minha coleção!!!
:-)

Luiz Fernando Moscardo
Luiz Fernando Moscardo
13 anos atrás

Ford GT 40

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
13 anos atrás

Eu voto no Puma!

(O que? Não é eleição?)