Blog do Flavio Gomes
F-1

RESSACA (2)

SÃO PAULO (dançaram, baby) – Acabo de receber (na verdade, recebi faz tempo; é que abri agora) e-mail da Toyota. Sim, ela ainda existe. O CNPJ está ativo, a firma segue sua vida. Digo na F-1, claro. A Toyota que faz Corollas nunca fechou. E o time de F-1, embora tenha encerrado suas atividades, continua […]

SÃO PAULO (dançaram, baby) – Acabo de receber (na verdade, recebi faz tempo; é que abri agora) e-mail da Toyota. Sim, ela ainda existe. O CNPJ está ativo, a firma segue sua vida. Digo na F-1, claro. A Toyota que faz Corollas nunca fechou. E o time de F-1, embora tenha encerrado suas atividades, continua na labuta dando consultoria, alugando carro para a Pirelli, essas coisas.

E diz o e-mail:

A Toyota Motorsports GmbH (TMG) confirma que toda a cooperação com a Hispania Racing Team terminou e não será retomada. A TMG retém os direitos intelectuais sobre seu atual carro de F-1 e está completamente livre para seguir com outros projetos e apoiar novos clientes com seus serviços de engenharia de alta performance. A TMG lamenta que a Hispania não cumpriu suas obrigações contratuais quanto a pagamentos e vai analisar as opções disponíveis para chegar a uma conclusão satisfatória neste assunto.

Depois o release faz um histórico da TMG, lembrando que a empresa foi fundada em 1993 depois que a Toyota japonesa assumiu 100% do controle da Toyota Team Europe. Baseada em Colônia desde 1979, a firma montou sua reputação com quatro títulos de pilotos e três de construtores no Mundial de Rali até 1999. Em 1998 e 1998, foi a base das operações visando as 24 Horas de Le Mans e de 2002 a 2009, cuidou da F-1. Hoje, presta serviços na área de engenharia e fabricação de peças para carros de corrida.

Resumo da ópera: o acordo entre Hispania e Toyota, cujo objetivo era o uso pela equipe espanhola em 2011 do carro que os japoneses já tinham feito para 2010, foi para o vinagre. Continuo achando que esse time não sobrevive.