Blog do Flavio Gomes
Motoland

MORTE EM INTERLAGOS

SÃO PAULO – Morreu ontem em Interlagos num acidente de moto o fotógrafo João Lisboa. O acidente aconteceu pela manhã na Subida do Café. Testemunhos dão conta de que ele bateu na barreira de pneus e a moto, em chamas, ricocheteou para o meio do asfalto. O atendimento foi rápido e até um helicóptero da […]

SÃO PAULO – Morreu ontem em Interlagos num acidente de moto o fotógrafo João Lisboa. O acidente aconteceu pela manhã na Subida do Café. Testemunhos dão conta de que ele bateu na barreira de pneus e a moto, em chamas, ricocheteou para o meio do asfalto. O atendimento foi rápido e até um helicóptero da PM foi usado, mas Lisboa não resistiu aos ferimentos.

Não o conhecia. Pelo pouco que pude apurar, Lisboa era especializado em motocicletas. Parece que estava fazendo um treino/aula de Superbike, mas como não tenho informações precisas, é melhor aguardar a cobertura no Grande Prêmio, que está apurando tudo. O problema é que ninguém quer falar nada, um saco. Mas estamos tentando ouvir o autódromo, a FBM, a que seria a escola de pilotagem, gente ligada ao motociclismo. Não para denunciar nada, não há o que denunciar aqui, a não ser que a moto estivesse com pneus velhos ou sem freio, ou se não houvesse ambulância no autódromo — e não era o caso. Queremos apenas saber o que aconteceu. Mortes no esporte a motor devem servir de alerta e trazem lições que podem melhorar a segurança dos praticantes.

No caso das motos, talvez seja o caso de, imediatamente, reativar a chicane que ficava na Subida do Café, usada no Mundial anos atrás. Aquele ponto sempre foi crítico. É uma subida com curva para a esquerda de plena aceleração. Carros costumam ser “jogados” para o lado de fora ali, daí os frequentes estudos para mexer no muro e na barreira de pneus, de forma a minimizar os riscos. Mas um carro bater no Café é uma coisa; entre o muro e o piloto tem um monte de lata e santantônio. Com moto é diferente. Por isso que a chicane foi construída para o Mundial, e ainda está lá. É só colocar uns cones e usar, no caso de provas e treinos com motos.

O espaço está aberto a vocês, do mundo das duas rodas, para se manifestarem e ajudarem a esclarecer exatamente o que aconteceu.

Isso tudo à parte, fica aqui, claro, todo nosso apoio e solidariedade a amigos e familiares do João Lisboa.