Blog do Flavio Gomes
Automobilismo internacional

BRANDS HATCH, 30

SÃO PAULO (na água era com ele) – O Paulo Tohmé avisa: hoje faz 30 anos da primeira vitória de Ayrton Senna na Europa. Foi no dia 15 de março de 1981, em Brands Hatch, com um F-Ford. O Keith Sutton, histórico fotógrafo, faz um relato aqui. Na época, era muito difícil enviar informações para […]

SÃO PAULO (na água era com ele) – O Paulo Tohmé avisa: hoje faz 30 anos da primeira vitória de Ayrton Senna na Europa. Foi no dia 15 de março de 1981, em Brands Hatch, com um F-Ford. O Keith Sutton, histórico fotógrafo, faz um relato aqui.

Na época, era muito difícil enviar informações para o Brasil. Ayrton estava em sua primeira temporada com carros (no Brasil, só correu de kart) e pediu a Sutton para fazer uns retratos. Ninguém tinha assessoria de imprensa, essas coisas que hoje os pais de meninos-pilotos contratam quando ele ainda está na barriga da mãe. Senna costumava telefonar a cobrar para emissoras de rádio e redações de jornais de SP para passar resultados e relatos.

Tinha 21 anos e era casado, um casamento relâmpago, que durou poucos meses. Lilian, sua mulher, não aguentou o frio da Inglaterra e a dedicação quase exclusiva de Ayrton à carreira. Dez anos depois, ele venceria seu primeiro GP do Brasil na F-1. Se não me engano, namorava a Xuxa.