Blog do Flavio Gomes
Autódromos

UMA SOLUÇÃO

SÃO PAULO (dia longo) – Recebi e-mail agora há pouco do Leonardo de Souza, jovem piloto da F-3 Sul-americana. Ele propõe uma solução simples para Interlagos, para matar a velocidade da curva do Café. Daqui a pouco vou escrever algo sobre as pistas. E sobre os pilotos, sobre os carros, sobre os dirigentes. Mas a […]

SÃO PAULO (dia longo) – Recebi e-mail agora há pouco do Leonardo de Souza, jovem piloto da F-3 Sul-americana. Ele propõe uma solução simples para Interlagos, para matar a velocidade da curva do Café. Daqui a pouco vou escrever algo sobre as pistas. E sobre os pilotos, sobre os carros, sobre os dirigentes.

Mas a sugestão do Leo, com quem troquei algumas palavras no Velopark no ano passado (ele gosta do Grande Prêmio e mandou fazer um adesivo do site para usar em seu carro, algo que sempre achei muito simpático), poderia servir como ponto de partida para se começar a fazer algo. Sim, há necessidade de aterro, há custos, há um monte de coisa. Mas há, sobretudo, vidas que devem ser preservadas.

A Prefeitura poderia, por exemplo, mandar um e-mail à TV Globo, promotora do GP do Brasil de F-1, e informar que os 20 e tantos milhões que gasta por ano para fazer arquibancadas provisórias para a corrida, um evento privado realizado em local público, serão gastos nesta temporada para fazer a chicane. E a Globo que monte suas arquibancadas, já que a bilheteria é dela.

Mas é claro que não tenho nenhuma ilusão a esse respeito.

Olá Flavio espero que o Sr. esteja bem, mesmo com o que aconteceu ontem em Interlagos.

Primeiro gostaria de me apresentar novamente, meu nome é Leonardo de Souza e sou piloto da F-3 Sudamericana, chegamos a nos encontrar no Velopark porque uso o adesivo do Grande Prêmio no meu carro. Estou enviando este email porque queria compartilhar uma idéia com relação a aumentar a segurança do autódromo de Interlagos especiamente para os carros de Turismo como os da Stock Car. Estou enviando em anexo uma imagem do circuito. Da curva do Bico de Pato até a entrada da reta, fiz uma montagem para mostrar que é, sim, possivel criar um “S” após a Junção com espaço suficiente para os carros percorrerem sem problemas e que irá diminuir drasticamente a velocidade, em especial no local dos acidentes do Rafael Sperafico e do Gustavo Sondermann. Este “S” seria localizado ao fim da zebra de apoio da curva da Junção e antes de chegar no “S” que utilizaram nos testes coletivos da Stock em 2008 e que desmanchava por causa da degradação do asfalto que havia ficado muito tempo sem utilização.

Estou enviando esta imagem a você por que acredito que seja a maneira mais fácil de realmente mudar algo, já que você teria mais facilidade de espalhar a idéia deste “S” a mais pessoas do ramo (pilotos, jornalistas etc). Se mais pessoas do ramo expressarem sua opiniões e também se unirem, acredito que possamos pressionar o suficiente para pelo menos fazerem algo com relação à pista de Interlagos, já que díficilmente irão modificar algo nos carros da Stock. Vejo que muitos colocaram a culpa apenas na pista e não na segurança dos carros. É claro que isto que estou tentando mostrar é apenas uma ideia, um rascunho que na prática tomaria uma forma diferente, mas acredito que é um ínicio para evitarmos mais uma tragédia como a que aconteceu ontem e em 2007.

Como piloto, aceito os risco do que escolhi. Mas se existe algo para melhorar a minha segurança e a de outros pilotos, então devemos fazer o que está ao nosso alcance para isto ocorrer . Agradeço pela sua atenção.

Atenciosamente
Leonardo de Souza
Kemba Racing