Blog do Flavio Gomes
DKW & cia.

A PAREDE

SÃO PAULO (vamos tentar) – Essa foto, rara, mostra os primeiros Candangos e alguns Mungas alemães diante do prédio administrativo da Vemag. Circa 1958. Essa parede da fachada ainda está de pé. Toda pichada, estropiada, mas de pé. É um sítio histórico. Desse prédio saiu, em novembro de 1956, o primeiro carro fabricado no Brasil. […]

SÃO PAULO (vamos tentar) – Essa foto, rara, mostra os primeiros Candangos e alguns Mungas alemães diante do prédio administrativo da Vemag. Circa 1958. Essa parede da fachada ainda está de pé. Toda pichada, estropiada, mas de pé. É um sítio histórico. Desse prédio saiu, em novembro de 1956, o primeiro carro fabricado no Brasil. O brother Reginaldo Nat Rock fez um levantamento em cartórios da capital e descobriu que o prédio pertencia à Autolatina e depois foi vendido para a Savoy, que é dona do shopping que ocupa a área ao lado, onde ficava a linha de montagem da Vemag.

Vamos atrás dessa Savoy, que é uma gigante do ramo imobiliário e sei lá mais o quê. Sei que o escritório deles fica em frente ao meu, na Paulista. Se alguém conhecer o “seu” Savoy, ou alguém importante lá, avise. Anos atrás entrei em contato, mas não tive resposta de ninguém. Eu e um bando de vemagueiros loucos queremos dar um jeito de preservar ao menos parte dessa fachada. Não custaria muito, não iria atrapalhar a construção de nada no terreno que fica atrás dela (está tudo derrubado, mesmo), e seria um pequeno memorial para marcar o local exato onde nasceu a indústria automobilística nacional.

Para ver como está a velha fachada da Vemag e passear pela região no Google Earth, é só clicar aqui.


Exibir mapa ampliado