Blog do Flavio Gomes
F-1

BOSFORADAS (1)

SÃO PAULO (o nome é ruim, mas geográfico) – Nunca, desde 2005, os pilotos da F-1 andaram em Istambul com pista molhada. Hoje andaram, e a vítima foi Vettel (ou Ffffffêtel, como queiram). Escorregou na zebra, estampou no guard-rail. Fora a autoestima, não se feriu. Mas o carro ficou arrebentado e a Red Bull não […]

SÃO PAULO (o nome é ruim, mas geográfico) – Nunca, desde 2005, os pilotos da F-1 andaram em Istambul com pista molhada. Hoje andaram, e a vítima foi Vettel (ou Ffffffêtel, como queiram). Escorregou na zebra, estampou no guard-rail. Fora a autoestima, não se feriu. Mas o carro ficou arrebentado e a Red Bull não conseguiu consertá-lo para a segunda sessão.

Esta já aconteceu com pista seca (sim, existe asfalto no mundo que seca em uma ou duas horas), e com domínio mercêdico: Button, Rosberguinho, Hamilton e Schumacher nos quatro primeiros lugares. Webber foi o quinto, Massa o sexto. Barrichello lá atrás, já falando abertamente em deixar a Williams, como li na “Folha de S.Paulo”. Claro que, no íntimo, apesar do discurso otimista e surreal do começo do ano (“A ideia é ganhar corridas, nada menos do que isso”, falou durante a pré-temporada), Rubens sabia que não era candidato a nada em 2011. Mas não ser capaz nem de passar ao Q3, nunca, é um pouco demais para o veterano que, portanto, está no mercado. Propostas podem ser enviadas para sua cobertura sobre o shopping Cidade Jardim.

Fez frio hoje na cidadela turca, mas parece que a tendência é de melhora do tempo e temperaturas mais altas amanhã e domingo. A destacar ainda na sexta-feira as presenças dos dois ótimos estreantes, Resta Um e Serjito Pérez, entre os dez primeiros. E podem se preparar para mais um festival de ultrapassagens. Hoje, com pneus macios, o Ambrosina passou o Schumacher com seu veloz Marússio Virginiano. Os pneus moles são infinitamente mais velozes que os pneus de pau.

Vettel passou o dia vendo os outros andarem e terá de tirar o atraso amanhã em uma hora de treino livre. Deixou de ser favorito à pole, mas é claro que vai brigar por ela. E quem vai se recuperando aos poucos do cataclisma de 2010 é Massa, que andou na frente de Alonso mais uma vez. Istambul é a pista onde Felipe tem seus melhores resultados, com três vitórias, e está doido por um pódio. Aliás, ele está precisando, e a Ferrari também.